Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Núcleo de Estudo e Pesquisa em Saúde Coletiva da UFSM-PM é contemplado com projeto que visa o aperfeiçoamento do sistema de saúde da população rural



Na última sexta-feira (03), foi divulgado o resultado final da Chamada CNPq/Decit/SCTIE/MS Nº 16/2021 para estudos de Revisões Sistemáticas, Revisões de Escopo e Sínteses de evidências para políticas, com foco nas áreas de atenção domiciliar, saúde do adolescente e inquéritos de saúde. O Núcleo de Estudo e Pesquisa em Saúde Coletiva (NEPESC), do campus Palmeira das Missões, foi contemplado com o projeto intituladoMetodologias de inquéritos populacionais referentes a epidemiologia das violências no cenário rural: revisão de escopo.

O projeto conta com a parceria interinstitucional entre os grupos de pesquisas: Núcleo de estudo e pesquisa em Saúde Coletiva (NEPESC/UFSM – Grupo executor); Grupo de pesquisa Cuidado a Saúde das Pessoas, Famílias e Sociedade (PEFAS/UFSM); Grupo de estudos sobre tecnologias e práticas do cuidado em enfermagem e saúde (GETECS/UDESC); Grupo de Estudos da Saúde da Mulher e do Bebê (GEMBE/UFRGS).

Segundo a docente Marta Cocco da Costa, coordenadora do projeto, o mesmo visa mapear as metodologias de inquéritos populacionais referentes à epidemiologia das violências no cenário rural e variáveis de caracterização demográfica. “O desenvolvimento desta revisão responde a demandas da Agenda 2030 (plano de ação global) para o Desenvolvimento Sustentável, que reconhece a necessidade de eliminação de todas as formas de violência nas esferas públicas e privadas. Além disso, o projeto supre uma demanda de estudos propostos, pois ao realizar busca no JBI Database of Systematic Reviews and Implementation Reports (jornal on-line referenciado que publica protocolos de revisão sistemática e revisões sistemáticas de pesquisas em saúde) não foram encontradas revisões de escopo finalizadas ou em andamento com o mesmo objeto de estudo”, afirma.

De acordo com Costa, o objetivo do projeto é contribuir na produção de conhecimento visando promover o aperfeiçoamento do sistema de saúde, no planejamento de políticas públicas voltadas às diversas formas de violências vivenciadas pela população rural. “Desta forma, busca-se um aprimoramento no cuidado e na consolidação de um Sistema Único de Saúde inclusivo, acolhedor e resolutivo à população rural”, explica a pesquisadora. A coordenadora ainda destaca que foram submetidos 185 projetos, e aprovados 18 a nível nacional, sendo, este, o único da UFSM na área da Enfermagem.

Texto: Augusto Scavazza – Acadêmico de Relações Públicas e bolsista da Assessoria de Comunicação da UFSM-PM

 

Edição: Isabel Malheiros – Relações Públicas

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-346-6200

Publicações Recentes