Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

Projeto Esperançando inaugura espaço no prédio da Antiga Reitoria

A sala 503 está localizada no centro de Santa Maria

Na tarde da última sexta-feira, 24, o projeto de extensão Esperançando, vinculado ao Observatório de Direitos Humanos UFSM, promoveu a cerimônia de inauguração do seu ambiente, localizado na sala 503 do Espaço de Ações Comunitárias e Empreendedoras (Antiga Reitoria). Estiveram presentes jovens atendidos, participantes da equipe e demais simpatizantes. O evento foi marcado por uma recepção com a temática Festa Junina, seguida dos discursos das principais representantes e do corte simbólico da fita de inauguração pelos adolescentes atendidos, além de contar com uma homenagem à coordenadora do projeto.

Em março de 2021, o Esperançando foi uma das dez ações contempladas com uma sala no prédio da Antiga Reitoria, o que significou uma grande conquista para o projeto. Contudo, devido às orientações de segurança relativas à pandemia de covid-19, a organização do espaço foi adiada. Após cerca de um ano de expectativa, a equipe pôde dar ao ambiente “a cara dos adolescentes do projeto”, como expressa Elise Fernanda Melchior, estudante de Relações Públicas e mestre de cerimônia do evento. “Buscava-se um lugar acolhedor, onde eles pudessem se sentir à vontade e pertencentes. E, com muito empenho de todos, o resultado foi alcançado”, comemora.

A cerimônia contou com um resgate da história e dos objetivos do projeto pela coordenadora Alice Lameira Farias (CCSH/UFSM). A iniciativa surgiu como uma proposta para atender adolescentes que estão saindo do acolhimento institucional em razão da maioridade. Desde o seu início, o Esperançando já atendeu mais de 50 adolescentes e, atualmente, conta com 17 jovens atendidos por pelo menos uma das frentes do projeto.

Em seu discurso, Alice destacou a importância do trabalho de pessoas voluntárias e parceiras. Até o momento, são 27 pessoas que integram a equipe, sendo oito servidoras da UFSM, oito profissionais liberais e 11 estudantes universitários de diversos cursos, como Serviço Social, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Produção Editorial, Letras, Ciências Sociais, Pedagogia, Psicologia e Terapia Ocupacional. “Isso nos deixa muito felizes, porque vemos que o projeto é multidisciplinar e está cumprindo o seu papel na Extensão, alavancando cada vez mais os cursos que têm dentro da Instituição”, relata a coordenadora.

Um momento também foi reservado para a fala da Prof.ª Vera Lucia Vianna, Pró-Reitora Adjunta de Extensão. Ao parabenizar o projeto, destacou: “Que vocês continuem ‘Esperançando’ e que essa esperança possa alcançar muitas outras pessoas. Espero que esta sala seja um espaço de compartilhamento, de acolhimento, para que vocês continuem a desenvolver cada vez mais este projeto. A Pró-Reitoria de Extensão permanece à disposição”.

Ao fim da cerimônia, as professoras Luciana Traverso, Jane Schumacher e Cristina Gomes e a psicóloga Karine Pacheco, participantes do projeto, dedicaram uma homenagem surpresa à Alice. Após ser presenteada, em reconhecimento e gratificação, a coordenadora ressaltou: “Agradeço muito, mas o meu trabalho não seria desta forma se não fossem vocês e toda a equipe. Nada seria possível sem todos, então estendo este agradecimento a vocês que estão presentes, em especial aos adolescentes”.

Texto e Fotos: Anna Júlia da Silva | Pró-Reitoria de Extensão UFSM

Edição: Wellington Hack | Pró-Reitoria de Extensão UFSM