Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

MACT UFSM apresenta o primeiro filme em realidade virtual realizado em Santa Maria

A exposição acontece entre os dias 13 e 23 de outubro



Nesta quinta-feira (13), às 17 horas, o Museu de Arte, Ciência, Tecnologia (MACT), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), recebe a estreia do espetáculo audiovisual “Virtual Ritual”. O momento conta com tecnologias imersivas e interativas, projeção de imagens e trilha sonora ao vivo. Considerando a lotação do espaço, a participação ocorre mediante convites. Para o público em geral, a exposição segue até o dia 23 de outubro, das 8h às 12h e das 14h às 15h. As visitações são gratuitas e podem ser agendadas via e-mail (mact.ufsm@gmail.com) ou no MACT.

Os interessados podem assistir ao filme 360º com óculos de realidade virtual (VR), participar de uma imersão no processo criativo e tecnológico de produção da obra e conhecer o universo de avatares da natureza, performados pelo elenco de atores e artistas de dança de Santa Maria (RS). Será possível a visualização do avatar pessoal através da tecnologia de escaneamento do corpo, atividade que também pode se estender para as redes sociais dos participantes.

“Virtual Ritual” é o primeiro filme em realidade virtual realizado em Santa Maria e a primeira exposição convidada do MACT.  A sede física do museu está localizada no mezanino do Planetário da UFSM, onde comemora um ano de inauguração. As visitações são guiadas pela equipe do espaço.

Sinopse do filme:

“Avatares da natureza, inspirados em diferentes cosmologias, invocam para um rito de celebração da vida. Seis seres híbridos de corpo digital simulando uma natureza real dançam para invocar conexões com os fenômenos sonoros e visuais de seus mundos virtuais. As tramas bifurcadas e gestadas pelos movimentos dos avatares ressoam uma nova forma de consciência da virtualidade e da natureza que nos constitui. Virtual Ritual propõe uma comunhão e um resgate da confiança entre nós e com a natureza, grande fonte de existência e de onde brota a vida que nos compõe”.

 

Ficha técnica:

Direção de criação, roteiro e produção executiva: Carolina Berger;

Produção executiva de exposição e versão interativa: Alvaro de Carvalho Neto; 

Direção de Programação e captura volumétrica: Paulo Costa;

Generalista 3D e pós-produção de imagem: Fernando Lamanna;

Direção de som, desenho e espacialização sonora: Jom Monnazzi;

Trilha Sonora Original: Ronaldo Palma;

Programação de interação sonora Elemental: Tiago Brizolara;

Produção digital de captura volumétrica: Alexsandro Pedrollo;

Consultora de UX research: Francine Nunes;

Cenografia de exposição interativa: Marcus Coden, Andrei Vares e Felipe Bortoluzzi;

Elenco/Avatares: Andressa Merlo, Claiton Espíndola, Sadiana-Luz, Tarcizio Oliveira, Tiago Teles & Vanessa Bressan.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-346-7108

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes