Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto de Extensão de Dança realiza apresentação na Vila Belga neste domingo (4)

Espetáculo acontece durante o Brique da Vila Belga, a partir das 18h30



O Laboratório Investigativo de Criações Contemporâneas em Dança (LICCDA), vinculado ao Curso de Dança – Licenciatura da UFSM, apresenta, neste domingo, 04, às 18h30, a intervenção POVO, no Brique da Vila Belga, em Santa Maria. O espetáculo é dirigido pela professora Mônica Corrêa de Borba Barboza e representa a chegada da linha férrea, a organização do operariado e a construção da cidade de Santa Maria em sua oficialização.

 O processo criativo da intervenção foi baseado em álbuns de família e relatos de familiares dos bailarinos que trabalharam na viação férrea Gare. A coreografia reconstrói metafórica e artisticamente estas imagens, experiências e relatos.
 
Junto do trabalho do operariado, a intervenção POVO recorda a festa e a celebração dos antigos bailes carnavalescos, criando uma atmosfera nostálgica também em relação aos desfiles das escolas de samba de Santa Maria, que desde 2016 não têm sido realizados.
 
A realização do ciclo de intervenções artísticas SER-POVO-MOVENTE, é uma ação do LICCDA e marca a primeira fase do Projeto Dança e Patrimônio Cultural do Distrito Criativo Centro-Gare. A segunda fase do projeto se dará em 2023 com um espetáculo no Theatro Treze de Maio, no dia 17 de agosto, em comemoração ao dia do Patrimônio Cultural. Esta obra cruzará dança contemporânea, tecnologia e visualidade, mergulhando os bailarinos em imagens da cidade de Santa Maria que mais representam sua história e seu patrimônio.
 
O projeto conta com apoio Pró-Reitoria de Extensão da UFSM, do Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural, do Curso de Dança – Licenciatura e da Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria da Cultura.
 
Com informações do LICCDA
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-346-7191

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes