Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

Livro do Observatório de Direitos Humanos será lançado nesta quarta

O lançamento terá transmissão ao vivo no canal da PRE

Na próxima quarta-feira (7), o Observatório de Direitos Humanos (ODH) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) lança o livro “Identidades, Trajetórias e Perspectivas”. O momento será marcado por uma transmissão ao vivo, programada para às 16 horas, no canal do YouTube da Pró-Reitoria de Extensão (PRE). A publicação faz parte da Série Extensão, da Editora PRE, que visa à produção e à popularização do conhecimento técnico e científico extensionista da UFSM.

O livro reúne 98 autores, que produziram textos sobre programas e projetos voltados aos direitos humanos, à inclusão social e à cidadania, em destaque ao tripé universitário de Ensino, Pesquisa e Extensão. Na seção de apresentação, os organizadores Victor De Carli Lopes (Chefe do Observatório de Direitos Humanos) e Flavi Ferreira Lisboa Filho (Pró-Reitor de Extensão) descrevem: “Por meio desse documento, pretendemos dar visibilidade a todos esses esforços despendidos, valorizar os extensionistas, agradecer às comunidades parceiras que abriram suas portas acreditando no mérito dessas ações e permitir que nossos acúmulos percorridos possam servir de desdobramento para novas práticas”.

A obra é estruturada em 28 capítulos, que totalizam 402 páginas. As ações que protagonizam os textos são vinculadas ao ODH/UFSM e têm como foco grupos populacionais em situação de vulnerabilidade social. São ressaltados onze eixos: infância e adolescência; população negra; população indígena; pessoa idosa; pessoa com deficiência; LGBTTQI+; mulheres; refugiados; população em situação de rua; população em privação de liberdade; e Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (ATVSM). Realizado o lançamento, o livro será disponibilizado no Manancial – Repositório Digital da UFSM.

Texto: Anna Júlia da Silva | Pró-Reitoria de Extensão UFSM

Revisão: Camila Steinhorst | Pró-Reitoria de Extensão UFSM