Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano

Redes Sociais

Início do conteúdo

Contexto do Projeto

A Incubadora Social da UFSM existe como projeto piloto desde 2012. Inicialmente contemplava três linhas de atuação – Economia Popular e Solidária (EPS); Agroindústria Familiar e Empreendimentos/Projetos Culturais -, as quais objetivam a geração de trabalho e renda. Em 2015 os projetos vinculados à Incubadora entraram em fase de pós-incubação e iniciou-se um período de reestruturação da proposta inicial da Incubadora.

O ano de 2016 marcou a institucionalização da Incubadora Social da UFSM (IS-UFSM) como Órgão de Apoio da Administração Superior, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (PRE) para fins de supervisão administrativa, tendo como finalidade articular a execução de projetos concebidos a partir de demandas locais/regionais na perspectiva da sustentabilidade socioambiental, visando à geração de trabalho e renda para coletivos em situação de vulnerabilidade social e em processo de organização solidária.

A IS/UFSM conta com uma gestão colegiada, composta por representantes da comunidade interna e externa à universidade, com igual autoridade para discutir e deliberar sobre os assuntos que lhe competem, tendo como princípios norteadores a participação, a solidariedade, a autonomia, a autogestão e a sustentabilidade socioambiental (social, ambiental, cultural e econômica).