Ir para o conteúdo Incubadora Social Ir para o menu Incubadora Social Ir para a busca no site Incubadora Social Ir para o rodapé Incubadora Social
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Associação Ará Dudu promove ações e oficinas durante a pandemia



O surgimento inesperado da pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, a partir de março deste ano, ocasionou uma série de necessárias medidas de prevenção, sendo o distanciamento social a principal delas. Tais medidas levaram a uma paralisação quase total de atividades presenciais em várias instituições, incluindo a Universidade Federal de Santa Maria. Dentre essas atividades, estão as realizadas pelos nove grupos incubados na nossa Incubadora Social. Alguns desses grupos tiveram suas atividades bastante impactadas pela pandemia, mas nem por isso deixaram de promover ações, projetos e oficinas dentro de seus eixos de atuação.

É o caso da Associação de Arte e Cultura Negra Ará Dudu. Formada por uma equipe majoritariamente negra, o grupo trabalha com a construção e a promoção tanto da arte quanto da produção cultural negra em Santa Maria. Inicialmente um coletivo, o grupo se tornou uma associação, em 2017, ao ingressar na Incubadora Social. Antes mesmo da pandemia, a .associação, além das rotineiras produções ligadas ao artesanato e à produção cultural, já estava desenvolvendo uma ação muito especial: o Projeto Obirin “Feminina Moda Negra”. Voltado para a exaltação da moda afro, o projeto buscou a capacitação de 50 mulheres, através de cursos de corte, costura e modelagem. Com as restrições impostas pela chegada da pandemia, a associação precisou interromper as atividades presenciais do projeto, mas logo as continuaram de forma online, o que possibilitou a confecção de diversas peças de vestuário e acessórios afro. 

No último dia 25 de julho, a Associação divulgou, em comemoração ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, a primeira parte de um documentário, no qual foi mostrado o processo criativo do Projeto Obirin “Feminina Moda Negra”, além de um desfile com as peças e os acessórios produzidos pelas participantes durante a capacitação. O projeto, em parceria com Ilê Axé Omin Orun (Ase Leme), contou com o apoio do Fundo Elas de Investimento Social, da Laudes Foundation e da Incubadora Social da UFSM. Segundo a associação, “obirin” é uma palavra africana de origem Yorubá, que significa “feminina”, e “essa feminilidade dá nome a este projeto já como um meio de ligação e de empoderamento mútuo das jovens e mulheres que, em forma de rede, aprendem umas com as outras e se fortalecem construindo autonomia em todas as dimensões de suas vidas”. As atividades foram realizadas no Centro Cultural Ase Leme, localizado na Comunidade do Beco da Tela, e na Antiga Reitoria da UFSM, onde, além dos cursos de capacitação, as participantes tiveram apoio jurídico e psicológico. O documentário pode ser conferido no canal no YouTube da Associação. 

Percebendo que, além de ter gerado um aumento nos casos de violência contra as mulheres, a pandemia de covid-19 também trouxe o triste agravamento da fome, do desemprego e do frio entre as populações mais vulneráveis, a associação resolveu não ficar de braços cruzados diante desse cenário. Buscando atender, inicialmente, a necessidade de manter a população em situação de vulnerabilidade protegida do vírus, a Associação Ará Dudu se organizou, dentro das possibilidades, e doou, através de uma campanha solidária de arrecadação de alimentos, cerca de 500 cestas básicasTambém foram confeccionadas mais de 2 mil máscaras pela associação, das quais uma parte foi doada e outra parte comercializada, com a renda tendo sido revertida para as mulheres artesãs que integram o projeto. Para ajudar a enfrentar o rigoroso inverno gaúcho e também gerar renda para os participantes, um grupo já iniciou a confecção de chinelos de pelúcia, sob a orientação da Presidenta da Associação, Carmem Lúcia, a Baiana. A Associação de Arte e Cultura Negra Ará Dudu viu, na pandemia, uma necessidade ainda maior de intensificar suas atividades voltadas à população negra de Santa Maria, o que pode ser visto pelos diversos projetos e pelas diversas ações que o grupo segue criando e realizando.
 
Mais informações sobre as ações e atividades da Ará Dudu você confere no site e na página do Facebook da Associação!
 
Texto: Bernardo Abbad da Rocha – PRE UFSM
Revisão: Erica Medeiros – PRE UFSM
 
 

 

 

 

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-570-256

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes