Ir para o conteúdo Incubadora Social Ir para o menu Incubadora Social Ir para a busca no site Incubadora Social Ir para o rodapé Incubadora Social
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Experiências dos Empreendimentos incubados na IS UFSM (2016/2021)



A Incubadora Social foi implantada pela Pró-reitoria de Extensão, em 2012, como um projeto piloto, tendo como missão construir e difundir conhecimento e o compromisso com a formação de pessoas capazes de inovar e contribuir com o desenvolvimento de toda a sociedade de modo sustentável.

Em 2016, a Incubadora Social da UFSM foi institucionalizada como Órgão de Apoio da Administração Superior, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão para fins de supervisão administrativa. O edital teve como público alvo os grupos em situação de vulnerabilidade social, já organizados ou em processo de organização solidária, tais como associações, cooperativas ou grupos informais, com propostas voltadas para a geração de trabalho e renda, com base nos princípios da economia solidária. No mesmo ano de 2016, a IS UFSM lançou o Edital de Incubação, selecionando grupos de segmentos variados como: agricultura familiar e orgânica, artesanato, alimentação, coleta de resíduos sólidos, além de grupos ligados à cultura negra, indígena e quilombola.

Os grupos selecionados e que foram desincubados no ano de 2021, foram os seguintes: Associação dos Catadores de Materiais Reciclável Palmeira Verde, coordenada por Jñana Gadea de Mello e Cristiane Moreira; Grupo dos Indígenas Guarani Mbya e Kaygang Ketaju Tegtu, coordenado pelo Professor José Luiz de Moura Filho (Zeca); Associação Quilombola Linha Fão, coordenada pelo Prof. José Marcos Froehlich; Associação Comunitária Remanescente de Quilombo Júlio Borges, coordenada pelo Prof. Alisson Zarnott; Associação de Arte e Cultura Negra Ará Dudu, coordenada pelo Prof. Flavio Campos e Grupo dos Agricultores Orgânicos da Região Central do RS,coordenado pelos Professores Décio Auler e Ascísio Pereira.

A partir disso, a incubadora tem realizado diversas atividades, tais como organização e realização de minicursos, oficinas, visitas técnicas aos grupos incubados, participação em eventos, entre outras. Além de auxiliar com atividades voltadas à conservação do meio ambiente, desenvolvimento autossustentável e à melhoria da qualidade de vida das pessoas e comunidades mais vulneráveis economicamente, exerce um papel muito importante para o desenvolvimento da região, trabalhando temas atinentes ao empreendedorismo social, inovação, negócios de impacto social e geração de trabalho e renda. Salienta-se que essas ações de extensão, também conectam-se ao ensino, à pesquisa e aos instrumentos de gestão, como o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFSM, a Agenda 2030 e a Política de Extensão.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-570-522

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes