I Seminário “Cultura Indígena e Universidade” ocorreu nos dias 6 e 7 de junho

A UFSM sediou, nos dias 6 e 7 de junho, o I Seminário “Cultura Indígena e Universidade”. O evento foi direcionado a comunidades indígenas do região do município de Santa Maria, estudantes indígenas da UFSM, escolas de educação básica (município e estado) e comunidade acadêmica.

O seminário foi promovido pelas Pró-Reitorias de Graduação (Prograd), de Assuntos Estudantis (Prae), de Extensão (PRE), Coordenadoria de Ações Educacionais (Caed), Museu da UFRGS e SESC.

As atividades foram realizadas no Salão Imembuí, no 2º andar do prédio da Reitoria, no campus sede.

Confira a programação:

Dia 6 de junho

14h – Apresentação artística

14h20 – Painel de Abertura e Falas Institucionais | Paulo Afonso Burmann (Reitor UFSM), Vera Vianna (PRE/UFSM), Clayton Hillig (PRAE/UFSM), Jerônimo Tybusch (PROGRAD/UFSM), Sílvia Pavão (CAED), André Soares (PET Indígena UFSM), Natanael Claudino (Presidente da Comissão Indígena UFSM), Larissa Emilie Paulo (PET Indígena UFSM)

15h – Painel I – Cultura Indígena | Vherá Poty, Danilo Christidis, Otávio Catafesto, Joceli Sales (PET Indígena UFSM), Dara Ramires Lemes (PET Indígena UFSM)

Dia 7 de junho

14h – Painel II – Políticas de Acesso e Permanência de Indígenas na UFSM | Jerônimo Tybusch (PROGRAD/UFSM), Clayton Hillig (PRAE/UFSM), Representação (PRE/Incubadora Social/UFSM), Rosane Brum (CAED/UFSM), Jafé Ribeiro Bento (PET Indígena UFSM),

15h – Painel III – Cultura Indígena e Universidade | Roda de Conversa – Estudantes Indígenas da UFSM

Além dos painéis, de 6 a 13 de junho, a Exposição Fotográfica Circuito SESC/UFRGS de Patrimônio Cultural Indígena “Os Guarani Mbyá” esteve disponível para visitação no Museu de Arte de Santa Maria (MASM). A abertura ocorreu no dia 6, às 19h.