1º Seminário UFSM Nas Ruas será realizado de 29 de Novembro à Primeiro de Dezembro

O seminário cuja temática: Políticas Públicas Para a População em Situação de Rua remete a discussões e ações político-sociais que visam a debater as políticas públicas de pessoas que vivem em situação de rua, bem como o acesso e circularidade dos conhecimentos nesse espaço em relação às pessoas que vivem nesta condição. A socialização desse encontro pode trazer contribuições substantivas para qualificar as práticas instaladas no município de Santa Maria- RS em relação à população de rua, para ressignificá-las. Almeja-se com esse evento, além de problematizar o tema em pauta, a socialização de experiências docentes, pesquisadores e de gestores que trabalhem na perspectiva da assistência social com uma interlocução na saúde.

O evento coloca em perspectiva um lugar para construção coletiva de conhecimentos, trabalhos colaborativos e parcerias interinstitucionais de modo a evidenciar a incessante busca por experiências na temática população de rua. O evento congrega diversos formatos para que, além de professores-pesquisadores, também possam participar a comunidade que se interesse para a temática em questão.  Entre os formatos, estão as palestras, mesa redonda, eventos culturais e visitas guiadas.

Data: 29/11/18 a 01/12/2018

Local: Salão Imembuí, 2º andar, Prédio da Reitoria, UFSM.

Dia 29/11/18

Transporte: Saída – CASA DE PASSAGEM / PRAÇA SALDANHA MARINHO E UFSM

08:00 – 09:00 CAFÉ DA MANHÃ- RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO DA UFSM.

08:00 – 09:00 – Acolhimento e Credenciamento do evento.

09:00 – 10:00 –  ABERTURA DE SOLENIDADE DO SIMPÓSIO

Convidados:

Reitoria da UFSM

Pró-reitorIa de Extensão da UFSM

Prefeitura Municipal de Santa Maria

Coordenação do Projeto UFSM nas Ruas

10:00 – 12:00 –  A POLÍTICA NACIONAL DE ASSITÊNCIA SOCIAL NO RIO GRANDE DO SUL: TECENDO REALIDADES E CONSTRUINDO REDES.

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Santa Maria

Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos do Rio Grande do Sul

Mediador: Thiago Donadel

12:00  Almoço (Restaurante Universitário – UFSM).

14:00 – 15:00 – OBERVATÓRIO DOS DIREITOS HUMANOS DA UFSM

Pró-reitorIa de Extensão da UFSM

Mediador: Prof. Francisco Nilton Gomes de Oliveira

15:00 – 16:30 – POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA À MORADIA: DIREITO À LUTA

Ricardo Corrêa –  UFRJ

Wagner Rogério Titto – Movimento da Luta pela Moradia

Mediadora: Amara Holanda

17:00 -VISITA AO JARDIM BOTÃNICO DA UFSM

18:30 – RETORNO

Dia 30/11/18

Transporte: Saída – CASA DE PASSAGEM / PRAÇA SALDANHA MARINHO E UFSM

08:00 – 09:00 CAFÉ DA MANHÃ- RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO DA UFSM..

09:00 – 12:00 – SEMINÁRIO TEMÁTICO I: POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA: INTERFACES, ASSISTÊNCIA SOCIAL E SAÚDE.

Conselho Nacional de Saúde

Conselho de Assistência Social de Santa Maria

Secretaria de Saúde de Santa Maria

Conselho de Saúde de Santa Maria

Mediador: Reinaldo Santos

12:00 – 13:30 – ALMOÇO (RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO – UFSM).

13:30 – 15:30 – SEMINÁRIO TEMÁTICO II: POLÍTICAS PÚBLICAS NA ASSISTÊNCIA SOCIAL E GERAÇÃO DE RENDA

Secretaria do trabalho do município de Santa Maria

SINE DO RGS

SENAC DO RGS

GERAPOA DO RGS

Mediadora: Irmã Lourdes

15:30 – 16:30 – TECENDO NARRATIVAS E HISTÓRIAS DE VIDA: NARRATIVA DAS PESSOAS QUE VIVEM EM SITUAÇÃO DE RUA.

Mediador: Reinaldo Santos

16:30 ás 17:30 –  PLANÁRIA FINAL

Mediadores:

Francisco Nilton Gomes de Oliveira

Amara Holanda

Irmã Lourdes

Reinaldo Santos

17:30- MOMENTO CULTURAL

18:30 – RETORNO

Dia 01/12/18

08:00 – 12:00 – Capacitação dos vereadores nas políticas públicas em situação de rua. Local: Câmara de Vereadores de Santa Maria

Capacitadores: Comissão dos Direitos Humanos da Câmara dos Vereadores de Santa Maria

Organizadores do Seminário: Amara Holanda, Francisco Nilton, Reinaldo Santos, Josiane B. Piovesan, alunos pertencentes ao estágio em Terapia Ocupacional no campo social.