Mês da Consciência Negra 2018

A edição 2018 do Mês da Consciência Negra foi lançada no dia 15 de outubro. No ano em que a política de ações afirmativas/cotas raciais completa uma década na universidade, a patronesse da programação de atividades alusivas ao tema é a professora Maria Rita Py Dutra.

Maria Rita Py Dutra foi professora de ensino fundamental por trinta anos, é escritora de livros infantis e sempre busca, em suas obras, empoderar as crianças negras. Uma grande ativista do movimento negro, Maria Rita foi uma das responsáveis pela implementação do sistema de cotas na UFSM em 2008. Em 2018, ela concluiu seu doutorado na UFSM, sendo a primeira mulher negra a concluir doutorado na área de educação na UFSM.

O evento, cuja abertura ocorre no dia 05 de novembro, às 20h, no Centro de Convenções, contará com rodas de conversa sobre saúde mental, intervenções de artistas negros, exposições fotográficas, palestras com pessoas de Santa Maria e região, além de espaços voltados para servidores, estudantes e professores.

O Mês da Consciência Negra 2018 é uma realização da UFSM, do  NEAB, da Pró-Reitoria de Extensão da UFSM, da ASSUFSM, do  Gabinete do Reitor, da organização  Ará Dudu, do  GT Negros NECON, do  Coletivo Afronta, do  Dandaras – Coletivo de Mulheres Negras, do  GEPA, da  CAED, Irmandade Negra, do CTISM, do CCNE, e do Núcleo de Estudos sobre Educação e Memória – Povo de Clio.

Fonte: TV Campus UFSM

I SEMINÁRIO SOBRE A TEMÁTICA ÉTNICO-RACIAL E IX CICLO DE ESTUDOS SOBRE A HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

O evento tem como objetivo, compartilhar experiências e pesquisas realizadas ou em desenvolvimento, no âmbito regional das Instituições Federais de Ensino do RS sobre a temática da educação das relações étnico-raciais, a partir dos desdobramentos que passam a ser exigidos pela Resolução 02/2015 – CNE/MEC e em adição a avaliação de reserva de vagas nas IFE’s, após decisão do STF pela constitucionalidade destas.