Ir para o conteúdo Observatório de Direitos Humanos Ir para o menu Observatório de Direitos Humanos Ir para a busca no site Observatório de Direitos Humanos Ir para o rodapé Observatório de Direitos Humanos
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

I Fórum de Direitos Humanos da UFSM – Dia 1



Na última semana, do dia 5 ao dia 7 de dezembro, ocorreu o I Fórum de Direitos Humanos da UFSM, no prédio da Reitoria, no salão Imembuí e na sala 218. A escolha da data se deu em celebração aos 70 anos da assinatura da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que ocorreu em 10 de dezembro de 1948.

O Fórum teve início às 9h, com a abertura de uma exposição fotográfica no hall do prédio da Reitoria, que, unindo duas mostras, abordava as temáticas LGBTQI+ e a diversidade presente no Sul do nosso país. Uma das mostras foi organizada utilizando fotos produzidas pela publicitária, egressa da UFSM, Bruna Casser em 2016, para a disciplina de Comunicação e Cultura. As fotografias foram tiradas na 2ª Parada LGBTQI+ Alternativa.

A outra mostra é composta pelo projeto fotográfico Regionalidades do Sul: Protagonismo Biográfico e Narrativas da Vida no Universo Acadêmico, coordenado pelo Prof. Jorge Luiz da Cunha. O projeto faz parte do Núcleo de Estudos sobre Memórias e Educação (CLIO) da UFSM. As imagens, impressas em tecido, contam com citações dos sujeitos fotografados e entrevistados para o projeto.

A abertura do Fórum se iniciou às 9h30, e contou com falas da coordenadora do evento, Dra. Jaciele Carine Sell, servidora técnica em assuntos educacionais na Pró-Reitoria de Extensão e membro da Comissão de Igualdade de Gênero da UFSM, da Profª Dra. Silvia Pavão, do departamento de Educação Especial da UFSM, e do Prof. Dr. Flavi Ferreira Lisboa, Pró-Reitor de Extensão e professor do departamento de Ciências da Comunicação da UFSM.

Na sequência, às 10h, ocorreu a palestra “Educação em Direitos Humanos à luz dos 70 anos da Declaração Universal dos DH” com o Prof. Dr. Erasto Fortes Mendonça, da UnB, professor aposentado da Universidade de Brasília. O mesmo foi conselheiro do Conselho Nacional de Educação de 2012 à 2016, e presidente da Câmara de Educação Superior de 2014 à 2016. Atuou como Diretor da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, como Secretário de Estado Adjunto de Educação do DF e como Coordenador de Educação em Direitos Humanos e Diretor de Promoção dos Direitos Humanos da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Em sua fala, Erasto buscou fazer uma recuperação histórica marcando os 70 anos da assinatura da Declaração Universal dos Direitos Humanos, os 50 anos do AI-5, e os 30 anos da nossa Constituição Federal. Através dessa recuperação, ele exaltou importância de uma educação em Direitos Humanos, ou seja, os Direitos Humanos como a base da educação.

Tanto a abertura quanto a palestra do professor Erasto foram transmitidas ao vivo pelo Facebook da Pró-Reitoria de Extensão.

Às 13h30 teve início a Roda de Conversa: “Infância e Adolescência” com representantes do convênio entre MP-RS/FASE/UFSM. O promotor Antônio Augusto Ramos de Moraes, representante do Ministério Público, junto do Prof. Dr. Flavi Ferreira Lisboa Filho, que representa a universidade, abriram a mesa com um diálogo sobre o convênio.

O Professor Reitor Paulo Afonso Burmann, que não havia comparecido no evento na parte da manhã, por questões de agenda, conseguiu fazer uma breve aparição durante a tarde, em que falou sobre a importância de realizar um evento que trate de Direitos Humanos nos dias de hoje e na sociedade em que vivemos.

Durante a roda, docentes e discentes que coordenam e participam de projetos de extensão desenvolvidos para o Convênio MP-RS/FASE/UFSM realizaram uma mostra de seus projetos.

Leitura, ação: dramatização

O projeto, coordenado pela Profª. Dra. Jane Schumacher trouxe a I Mostra Primeiro Comando da Paz (PCP), que conta com cisnes e escorpiões artesanais produzidos em oficinas do projeto para presentear crianças e adolescentes no Centro de Tratamento da Criança com Câncer do HUSM.

Além disso, a professora, junto da bolsista Alicia Gonçalves apresentaram algumas das ações promovidas pelo projeto, como a criação do Primeiro Comando da Paz e o trabalho de interpretação de letras de música funk. Elas ressaltaram a importância de tratar de assuntos que interessassem aos meninos e que também se relacionassem com a realidade deles.

Atletismo; Iniciação na prática de tênis de mesa

O Prof. Dr. Luiz Fernando Cuozzo Lemos, coordenador dos projetos Atletismo e Iniciação na prática de tênis de mesa esteve presente no evento. Em sua apresentação, ele mostrou algumas realizações dos seus projetos, como levar os jovens para participar de competições estaduais da CASE, onde foram vitoriosos em algumas das modalidades.

Apreciação, análise e criação audiovisual na CASE

O coordenador do projeto, Rafael Salles Gonçalves, esteve presente no evento, junto do bolsista João Pedro Amaral, para trazer relatos do trabalho realizado por eles na CASE. Em sua apresentação, eles trouxeram capturas de tela do curta produzido pelos jovens da CASE, que será lançado em breve, além de fotos dos bastidores e histórias sobre a produção. Na fala deles, eles falaram sobre o quão positiva foi a experiência para os jovens, e o quão investidos e dedicados eles foram ao projeto, tanto no trabalho de produção quanto no trabalho de encenação.

Promoção da Cultura da Paz através da adoção de meios autocompositivos

Coordenado pela Profª Dra. Alessandra Alfaro Bastos, o projeto foi apresentado pelo bolsista Josué Goulart dos Santos, que trouxe uma análise dos primeiros passos do Grupo de Estudos. Em sua apresentação, ele buscou enfatizar que um dos objetivos principais do projeto é “estímulo a ações coletivas ou individuais de práticas cidadãs que promovam a paz”. O grupo acredita que semear o ideal de Direitos Humanos é essencial para modificar o cenário de desigualdade social em que vivemos.

Oficinas de intervenção psicossocial com adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa

O projeto acredita que a prática de atos infracionais por adolescentes está ligada a dificuldades no desenvolvimento psicossocial, o que acaba por dificultar o processo de construção de identidade. Assim, é realizado um trabalho de educação social com o objetivo de preparar estes jovens para o convívio social, os mantendo a salvo de negligências, exclusão social e violências. O projeto oferece oficinas de intervenção psicossocial e busca criar espaços de convivência, reflexão e criação artística.

O projeto é coordenado pela Profª Dra. Jana Gonçalves Zappe e foi apresentado pelas bolsistas Renata dos Santos e Anniara Dornelles.

Intervenções com famílias de adolescentes em cumprimento da medida socioeducativa de internação

Entendendo a família como “instituição que mobiliza os sentimentos mais importantes, por se tornar paradigmática para outros relacionamentos”, e que o contexto familiar está incluído de forma imediata e intrínseca na constituição do sujeito enquanto indivíduo, o grupo acredita que, além de realizar um trabalho com os jovens em privação de liberdade, é fundamental que seja realizado um trabalho com as famílias dos mesmos.

Os principais objetivos do projeto são possibilitar momentos de manifestação de sentimentos advindos da privação de liberdade do adolescente, bem como aproximar a família da instituição e problematizar o impacto da medida socioeducativa de internação no âmbito familiar.

Ao final da roda, representantes da CASE tiveram um momento de fala, em enfatizaram o quão positivos são os efeitos dos projetos nos jovens do Centro de Atendimento Socioeducativo.

Na sequência, a Profª Dra. Márcia Paixão, coordenadora do projeto Inspira, e duas bolsistas do projeto, trouxeram relatos de edições passadas do projeto, bem como do processo de realização de edições futuras. Além disso, em sua fala, as representantes anunciaram que irão fazer uma proposta para que seja criado um projeto de extensão para crianças participantes do Inspira.

Por fim, conselheiras tutelares, representantes do projeto Ressignificando a imagem do Conselho Tutelar na comunidade, coordenado pela Profª Dra. Mônica Arpini, tiveram um momento de fala, em que apresentaram algumas das realizações e criações do seu projeto, como um programa de rádio cujas pautas se baseiam no Estatuto da Criança e do Adolescente e a função do conselheiro tutelar e a criação de uma página no facebook para o projeto.

Assim, encerrou-se o primeiro dia do I Fórum de Direitos Humanos da UFSM.

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-414-607

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes