Mesa de discussão “O Adoecimento Mental e o Estresse Emocional da População Negra” ocorreu no dia 04

No dia 04 de julho de 2019, às 17h, o GT Negros realizou uma mesa de Discussão sobre o adoecimento mental e o estresse emocional da população negra. A Mesa de Discussão teve como base a leitura feita pelo grupo durante o semestre, o livro Os Condenados da Terra, de Frantz Fanon.
Na ocasião, convidados/as pesquisadores/as sobre o tema e estudantes da
Universidade apresentaram suas pesquisas.

Pedro Henrique Machado, acadêmico de Psicologia, apresentou
sobre sua pesquisa de conclusão de curso cujo título é “Estresse Racial no Ensino Superior”; Tatiéle Diniz Brites, bacharelanda em Ciências Sociais, apresentou sua pesquisa intitulada “Adoecimento mental da mulher negra à luz da Teoria do Reconhecimento e do Feminismo Negro”; e por fim a pesquisa “Ações Afirmativas: reflexões sobre lutas por reconhecimento no ingresso por estudantes negros por políticas de cotas no ensino superior”, de Felipe Pires Oliveira e Clair Côrte Real.

Os(as) convidados(as), além da exposição de suas pesquisas, também comentaram sobre suas trajetórias acadêmicas, os principais resultados adquiridos e a necessidade de atenção para com as ações afirmativas (cotas raciais) que ainda enfrentam dificuldades em garantir a permanência de estudantes nas universidades. Cerca de 40 pessoas participaram do evento.