Ir para o conteúdo Observatório de Direitos Humanos Ir para o menu Observatório de Direitos Humanos Ir para a busca no site Observatório de Direitos Humanos Ir para o rodapé Observatório de Direitos Humanos
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Colóquio da TV OVO traz o projeto “Vídeo nas Aldeias” para Santa Maria



No dia 19 de setembro, próxima quinta-feira, o projeto Narrativas em Movimento 2019 irá realizar o Colóquio Memória e Territórios no Audiovisual, que contará com a presença de  Vincent Carelli, um antropólogo, indigenista, documentarista e idealizador do projeto Vídeo nas Aldeias (VNA). O evento terá início às 19h, na Cesma Santa Maria (Rua Professor Braga, 55), com entrada gratuita e, mediante inscrição prévia, certificado de participação.

Ainda na programação, no dia 18 de setembro (quarta-feira), às 18h, será exibido um dos filmes de Vincent Carelli, “Martírio”, no Cineclube da Boca. O Colóquio, que é financiado pela Lei de Incentivo à Cultura LIC/SM, terá a presença de uma intérprete de Libras. Para inscrever-se, clique aqui.

Projeto Vídeo nas Aldeias

O VNA é um projeto criado em 1986 com o objetivo de apoiar as lutas dos povos indígenas por meio da produção audiovisual compartilhada com os próprios, fortalecendo suas identidades e seus patrimônios territoriais e culturais. Dentre as diversas atividades de oficinas de filmagem e edição, em parcerias com Ongs e Associações da luta indígena, alguns de seus trabalhos realizados são: o “Programa do Índio” para televisão, de 1995 e a realização da primeira oficina de formação na aldeia Xavante de Sangradouro, em 1997, onde foram distribuídos equipamentos de vídeo às comunidades e houve a criação de uma rede distribuidora paralela à produção.

No ano de 2010, o VNA constituiu-se como uma ONG independente, que é referência na área e já coleciona mais de 3000 mil horas de imagens, de 40 povos indígenas brasileiros, e 70 filmes, premiados nacional e internacionalmente.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-414-987

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes