Ir para o conteúdo Observatório de Direitos Humanos Ir para o menu Observatório de Direitos Humanos Ir para a busca no site Observatório de Direitos Humanos Ir para o rodapé Observatório de Direitos Humanos
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Observatório de Direitos Humanos promove Oficina de preparo de Arepa, prato típico da Venezuela



No dia 23 de outubro de 2019, quarta-feira, o Observatório de Direitos Humanos da UFSM e a Pró-Reitoria de Extensão (PRE), irão promover a uma Oficina de Arepa, às 13h30min, no prédio 42, Sala 3215. O orientador da atividade será o engenheiro agroindustrial e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Dos Alimentos (PPGCTA), Maximiliano Escalona, da Venezuela. Para sabermos um pouco mais sobre as atividades que serão realizadas na Oficina, e sobre a cultura da culinária venezuelana, conversamos com oficineiro. 

Maximiliano fez mestrado na UFSM e voltou a cerca de um ano meio para fazer o doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos, trabalhando na linha de pesquisa de leites e derivados. É bolsista pelo CNPq, em um edital para estrangeiros que permitiu que ele voltasse ao brasil em agosto de 2018, e atualmente trabalha em um laboratório do Centro de Ciências Rurais (CCR), com “tudo que tem a ver com leite e produtos derivados, qualidade e desenvolvimento dos produtos”, como diz ele. Sua pesquisa é referente a avaliação de extratos vegetais e animais para a coagulação de leite com o intuito de fazer queijos, onde avalia várias fontes vegetais, para isolar enzimas proteolíticas. 

Sobre as arepas, o venezuelano afirma ser uma das comidas mais representativas de seu país: “qualquer venezuelano no mundo vai sempre falar das arepas porque é muito importante para o nosso dia-a-dia”. Segundo ele, aqui no Brasil ainda não se conhece muito, mas aqueles que estão conhecendo tem gostado.

“Eu fiz para meus colegas e gostaram, então é uma comida bem simples, é tipo substituir a farinha de trigo pela farinha de milho pra fazer algo bem simples. Não só a arepa, muitas comidas que se pode fazer a partir da farinha de milho, a gente aproveita muito bem”

A ideia da oficina não é só falar de arepa, mas sim, em torno de duas ou três horas, falar um pouco sobre o uso da farinha de milho na Venezuela e de outras comidas típicas, como as cachapas e tequeño. No entanto, Maximiliano já adianta informações sobre o prato que será ensinado:

“para fazer arepa é bem simples, farinha de milho pré cozida, água e sal, o recheio é o que você quer colocar”.

Ao comentar sua chegada em Santa Maria, o doutorando do PPGCTA diz ter tido muita sorte por chegar em uma cidade que gosta muito, tanto que voltou para a UFSM.  Ele diz não ter muitos problemas com a comida, destaca o churrasco e entrevero como as preparações que mais aprecia, e completa:

“essas coisas combinam muito bem com as arepas, são basicamente recheios que você coloca no pãozinho de milho, então já fiz. Sobrou uma carne do churrasco, preparei umas arepas e essa carne ficou ótima”

Aos interessados pela oficina, Maximiliano envia o convite para conhecer um pouco mais sobre a cultura da Venezuela, que, segundo ele, irão continuar querendo fazer em suas casas, porque é saudável e simples de fazer e resolve uma necessidade básica de alimentação.  Para mais informações, acompanhe nossa página no Facebook.

O Link para inscrição prévia para a Oficina de Arepa é: https://forms.gle/HgBpY7EZY28axwzP8

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-414-1101

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes