Ir para o conteúdo Observatório de Direitos Humanos Ir para o menu Observatório de Direitos Humanos Ir para a busca no site Observatório de Direitos Humanos Ir para o rodapé Observatório de Direitos Humanos
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto do Observatório de Direitos Humanos da UFSM atende mulheres vítimas de violência doméstica durante a pandemia



Com o isolamento social e convívio integral durante a pandemia do Covid-19, a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) tem pedido para que os governos tratem com prioridade o tema da violência doméstica. Recentemente, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos informou que durante a quarentena houve aumento de aproximadamente 9% no número de ligações para o canal Ligue 180.

Percebendo a impossibilidade de mulheres saírem de casa para pedir ajuda, o Fórum de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres de Santa Maria e a Campanha Vida de Mulheres Importam Santa Maria 50-50: uma Campanha por Igualdade criou o Disque Covid-UFSM – Acolhe Mulheres. Trata-se de um projeto de extensão vinculado ao Observatório de Direitos Humanos da UFSM, da Pró-reitoria de Extensão, e ao Colégio Politécnico da UFSM.

O Disque Covid-UFSM é parte de campanha por igualdade de gênero e está disponível a partir desta terça-feira (05/05) pelos telefones 3220-2020 ou 99976-1090. Funcionará todos os dias nos turnos de 8h às 12h e 18 às 22h. Quem estiver sofrendo algum tipo de violência doméstica durante a quarentena podem contatar o grupo.

A equipe técnica do serviço: Enfª. Profª. Laura Ferreira Cortes, Enfª. Profª. Maria Celeste Landerdahl, Psic.Juliana Novo Coutinho, Enfª. Taís Tasquetto Tassinari, Assit. Social Profª. Nadianna Marques, Assit. Social Márcia Reny Soares, Delegada Elizabete Schimomura, Adv. Marina Callegaro, Adv. Tâmara Camargo da Silva, Adv. Taís Lora, Psic. Cibele Witt, Psic. Cláudia Dayeni.

Apoios: Prefeitura Municipal de Santa Maria, Diário de Santa Maria, Força Tarefa de Combate aos Feminicídios do RS, Juizado da Violência Doméstica de Santa Maria, Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, Delegacia de Proteção ao Idoso e Combate à Intolerância, Ministério Público/RS, Comissão da Mulher da Ordem dos Advogados do Brasil, Defensoria Pública, Brigada Militar (Patrulha Maria da Penha), Pró-Reitoria de Extensão (ODH/PRE), a Pró-Reitoria de Infra-estrutura (Proinfra/UFSM), Centro de Processamento de Dados (CPD/UFSM), o Colégio Politécnico (UFSM), Residência Multiprofissional Integrada em Saúde, Departamento de Saúde Coletiva do Centro de Ciências da Saúde, Grupo de Pesquisa Cuidado à Saúde das Pessoas, Famílias e Sociedade (CCS/UFSM), Pós-graduação em Estudos de Gênero (CCSH/UFSM).

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-414-1194

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes