Ir para o conteúdo Observatório de Direitos Humanos Ir para o menu Observatório de Direitos Humanos Ir para a busca no site Observatório de Direitos Humanos Ir para o rodapé Observatório de Direitos Humanos
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto Esperançando realiza oficina de zine



Criado em 2019, o Projeto Esperançando, coordenado pela servidora da UFSM Alice Lameira Farias, tem como objetivo planejar e estruturar uma rede de apoio para auxiliar jovens que, ao completarem 18 anos, precisam deixar abrigos (casas de acolhimento) onde moravam. O projeto busca, através de parcerias com grupos e instituições, auxiliar esses jovens nesta nova etapa de suas vidas, focando, principalmente, nos seguintes aspectos: trabalho, moradia, finanças e identidade; visando assim, o preparo para uma vida autônoma, fora das instituições de acolhimento.

O Projeto pretende ampliar cada vez mais sua atuação, para que, ao longo de 2020, possa atender todos os jovens que estão nessa situação na cidade de Santa Maria. Para tanto, o Projeto Esperançando tem intensificado a realização de diversas atividades, ações e oficinas, como a que ocorreu na última quarta-feira, dia 23. Os adolescentes e jovens do Projeto colocaram a mão na massa e participaram de uma oficina de zine, ministrada por Ana Luiza Koech e Karine Pacheco. Originário da palavra fanzine, o zine é uma forma de comunicação independente que se tornou popular na década de 1970, quando escritores e artistas independentes precisaram criar seus próprios meios para comunicarem suas ideias, utilizando revistas e jornais velhos, tesoura, cola e muita criatividade. A roda de conversa da oficina foi por videoconferência do Messenger, voltada para os jovens atendidos pelo projeto.


Para mais informações sobre o Esperançando e suas atividades e ações, acesse a página do Projeto no Facebook.

Texto: Bernardo Abbad da Rocha / Pró-Reitoria de Extensão UFSM

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-414-1308

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes