Poesia como liberdade: conheça o livro de Alex Teixeira de Barros

Alex com um exemplar do livro.

O projeto do livro “A Liberdade Começa no seu Pensamento: Transpondo Muros Através da Poesia” visa valorizar a produção textual do apenado e agora escritor Alex Teixeira de Barros, que está recolhido no Presídio Estadual de Júlio de Castilhos e, em suas poesias, aborda temas acerca da liberdade, histórias de vida, família, aprisionamento e reflexões subjetivas. É a primeira obra do escritor, que encontrou, na escrita, uma forma possível de sentir-se livre e mais próximo da sociedade. São 58 poesias divididas em 05 capítulos, incluindo ilustrações, também confeccionadas por Alex.

Por meio deste projeto, almeja-se valorizar o protagonismo e a criatividade em um sistema meramente punitivo e que destitui os sujeitos de suas singularidades, sendo a escrita um dispositivo terapêutico e de ressignificação de vivências.  O projeto foi organizado pelo psicólogo e diretor do Presídio Estadual de Júlio de Castilhos Gabriel Marcelo Moresco, com apoio da estudante de Psicologia da UFSM Amanda Flores Padilha e da professora do Departamento de Psicologia da UFSM Dorian Monica Arpini, bem como contou também com o trabalho voluntário de: Beatriz Della Méa, Carolina Mello de Christo, Caroline Brondani Campos, Bibiana Della Méa Pesamosca, Isadora Oberto Taschetto, Vanessa Paz Garcia Killian, Victor Brondani Kleinpaul e Marlete Della Méa Pesamosca. Foram impressas 235 cópias do livro por meio do Departamento de Psicologia da UFSM e Imprensa Universitária da UFSM, que serão doadas para outros presídios do estado e instituições públicas (bibliotecas e escolas).

Texto: Administração Presídio Estadual de Júlio de Castilhos
Revisão: Érica Medeiros / Pró-Reitoria de Extensão UFSM