ODH e GEEUM@ lançam aulas virtuais sobre História das Mulheres

Em alusão ao Dia Internacional das Mulheres, o Grupo de Estudos e Extensão Universidade das Mulheres (GEEUM@) e o Observatório de Direitos Humanos (ODH) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) lançam, a partir desta segunda-feira, 08/03, as aulas virtuais da disciplina “História das Mulheres”, ministrada pela professora doutora Nikellen Witter. As 14 videoaulas serão disponibilizadas durante todo o mês de março e ficarão salvas no YouTube da Pró-reitoria de Extensão (PRE).

A disciplina foi uma optativa ofertada para os alunos do curso de História no segundo semestre de 2020. Teve como objetivo discutir questões teóricas sobre a história e a historiografia das mulheres, além de repensar determinados períodos a partir de novos estudos.

– São pesquisas que buscam reconstruir a trajetória histórica das mulheres e terminar com os contínuos silêncios a que estas, como sujeitos, foram submetidas. Por outro lado, eu tenho um trabalho pessoal que é o de demonstrar que existe uma Teoria Histórica Feminista da História, e que assumir essa perspectiva modifica a narrativa que nós aprendemos, mas, especialmente, a que nós devemos ensinar – explica Nikellen.

As videoaulas foram trabalhadas de forma expositiva, dialogada, com esquemas de PowerPoint, além de indicação de outros vídeos, como debates, documentários e palestras online. De forma complementar, também são abordados textos previamente lidos.

– As aulas foram gravadas por estarmos em sistema de REDE, por conta da emergência pandêmica. Como nem todos os alunos conseguem acessar no horário determinado das aulas, por questões pessoais, familiares ou de acesso, o material tinha de ficar disponível. Somos uma universidade pública, isso é o que a gente faz. Além disso, depois de tanto tempo sendo um rodapé da grande História, é mais do que fundamental demonstrar o lugar das mulheres na História. E não é nas margens – conta a professora.

Sobre o Grupo de Estudos e Extensão Universidade das Mulheres

O GEEUM@ é um grupo aberto para todos os interessados. Por conta das restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus, as atividades do grupo estão restritas a dois clubes de leituras virtuais. No “Conhecimento é Poder” são lidos textos de teoria feminista com caráter mais acessível e menos acadêmico. São realizados encontros virtuais mensais para debater o conteúdo estudado. Já o segundo, chamado de “Brasileiras Esquecidas”, é destinado à leitura de livros de ficção escritos por mulheres e que foram excluídos do cânone literário. Os encontros também são mensais. Interessados em participar dos grupos podem pedir para serem incluídos diretamente nas páginas do Facebook.