Ir para o conteúdo Observatório de Direitos Humanos Ir para o menu Observatório de Direitos Humanos Ir para a busca no site Observatório de Direitos Humanos Ir para o rodapé Observatório de Direitos Humanos
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

CNPq anuncia possibilidade de inclusão de licença-maternidade no Lattes



O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) anunciou que abrirá um campo para o preenchimento de licença-maternidade na Plataforma Lattes. O espaço estará disponível a partir desta quinta-feira, 15.

A demanda surgiu há alguns anos e foi abordada pelo Movimento Parent in Science. Segundo a entidade, foi feito um levantamento que mostrou os impactos da maternidade na carreira científica das mulheres, o que muitas vezes pode levar a uma queda na produtividade nos anos seguintes ao nascimento dos filhos. Desta forma, essas pesquisadoras podem ter sua competitividade prejudicada por um longo período.

Assim, a demanda pela inclusão do período de licença-maternidade (de preenchimento opcional, mas de acesso público) surge pela necessidade de se sinalizar o momento de pausa na carreira da cientista, fator que pode ser considerado nas avaliações que levam em conta o currículo e a produção científica.

“A ciência só tem a ganhar com a diversidade e para que possamos atingi-la são necessárias condições justas para o pleno desenvolvimento da carreira de cientistas mães”, comentou o Movimento em nota divulgada.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-414-1461

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes