Ir para o conteúdo Observatório de Direitos Humanos Ir para o menu Observatório de Direitos Humanos Ir para a busca no site Observatório de Direitos Humanos Ir para o rodapé Observatório de Direitos Humanos
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Migraidh focou em atendimento a imigrantes e refugiados em 2020



Print do site onde foi lançado o podcast Refúgio em Pauta

O Programa de Extensão – Assessoria a Imigrantes e Refugiados, do Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão Direitos Humanos e Mobilidade Humana Internacional (Migraidh) e Cátedra Sérgio Vieira de Mello, da UFSM, focou no atendimento a essa população durante o ano de 2020. As atividades foram coordenadas pela professora Giuliana Redin e executadas pela bolsista Márcia Stephanie Xavier de Oliveira.

Foram realizados cerca de 50 atendimentos diretos à população migrante e refugiada, além das demais ações desenvolvidas que atingiram um público difuso. As atividades focavam em populações em um nível local, regional, estadual e nacional, atingindo também agentes públicos, estudantes e pesquisadores.

Esses atendimentos contavam com assessoria jurídica, acolhimento e apoio psicossocial por meio da modalidade remota e, em casos excepcionais, presencial. Também foi feito o assessoramento para documentação individual, apoio aos imigrantes e refugiados ingressantes na UFSM, rodas de conversa, co-produção do podcast “Refúgio em Pauta” e lançamento de um e-book.

As atividades desenvolvidas pela bolsista incluíram atendimento e orientação para elaboração de currículo, sobre documentação para pedidos de residência, atendimentos jurídicos, organização das rodas de conversa, apresentação de trabalho na Jornada Acadêmica Integrada (JAI) e participação em curso de capacitação.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-414-1471

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes