Ir para o conteúdo Observatório de Direitos Humanos Ir para o menu Observatório de Direitos Humanos Ir para a busca no site Observatório de Direitos Humanos Ir para o rodapé Observatório de Direitos Humanos
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto traz vídeo de práticas cênicas em libras, áudio e material em PDF



Um dos projetos contemplados com bolsa pelo Observatório de Direitos Humanos em 2021 é o Oficinas de Teatro para pessoas com e sem deficiência. Neste mês de agosto, foi lançado o material produzido em conjunto com o Grupo de Pesquisa Teatro Flexível: práticas cênicas e acessibilidade (CNPq/UFSM), coordenado pela professora Marcia Berselli. A produção traz vídeo em libras, áudio e material escrito, com e sem imagens.

Conforme a professora, o grupo já vinha produzindo materiais que buscassem a inclusão de quem fosse apreciá-lo, mas ainda faltava criar uma produção que desse conta das pessoas surdas. Desta forma, a produção mais recente, “Cardápio Somático – O pólen a flutuar”, trouxe também um vídeo em libras, com a mesma história disponibilizada nos outros formatos.

– A gente disponiliza os cardápios somáticos no nosso site. Tem descrição das práticas, documento só com a descrição, sem imagem, outro com descrição e imagem, e outro só com áudio, com acessibilidade para quem tem deficiência visual. Mas a gente não estava satisfeito em relação ao conteúdo para pessoas surdas. Porque apesar de a descrição já auxiliar, a pessoa vai la e lê, a descrição é em português, que não é a primeira língua das pessoas surdas, ela ainda assim não era tão acessível. Então, agora, a gente lançou o primeiro cardápio em Libras, pensado para essa língua. O conteúdo é o mesmo para todas as pessoas que vão acessar, mas permite a abordagem corporal da Libras – conta Marcia.

O material foi organizado pela colaboradora do grupo de pesquisa Amanda Pedrotti, pelo Sidnei Junior, Marcia Berselli, contando também com o suporte do Filipe Cardoso no design dos materiais. A bolsista do ODH Carolina Luiza Silveira da Rosa fez a edição do vídeo, enquanto o aluno Douglas Leopold fez a comunicação em Libras.

A Amanda é professora de Teatro, bailarina, atriz e vem pesquisando as abordagens somáticas do movimento. O Sidnei Junior é acadêmico do curso de Artes Cênicas e se interessa por composição cênica. Já o Filipe é acadêmico do curso de Licenciatura em Teatro e está no sexto semestre, além das abordagens somáticas, o Filipe vem se interessando por foto-performance e tem também um repertório constituído na área de design gráfico.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-414-1602

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes