UFSM abre editais de apoio a Refugiados e Imigrantes em situação de vulnerabilidade

O Observatório de Direitos Humanos (ODH) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), vinculado à Coordenadoria de Desenvolvimento Regional e Cidadania (CODERC) da Pró-Reitoria de Extensão (PRE), torna público dois editais de apoio a Refugiados e Imigrantes em situação de vulnerabilidade.

O mais recente é o Edital 24/2021 – Rede de Apoio aos imigrantes e refugiados – que conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão, Pró-Reitoria de Graduação e Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa. O Edital irá fomentar nove projetos (três de Extensão, três de Ensino e três de Pesquisa) com bolsas para estudantes ingressantes pelo Programa de Acesso à Educação Técnica e Superior para Refugiados e Imigrantes em situação de vulnerabilidade. As inscrições para os coordenadores de projeto vão até o dia 31 de agosto. Mais informações podem ser acessadas no edital.

O segundo é o Edital Nº 20/2021, que seleciona bolsistas para trabalhar junto à Revista Experiência – revista científica de extensão, em sua edição especial voltada para a publicação de imigrantes e refugiados. Uma das bolsas é destinada a estudantes da Produção Editorial e outra é para alunos da UFSM ingressantes pelo Programa de Acesso à Educação Técnica e Superior para Refugiados e Imigrantes em situação de vulnerabilidade. As inscrições vão até o dia 25 de agosto. Mais informações podem ser acessadas no edital.

Conforme o pró-reitor de Extensão, Flavi Ferreira Lisboa Filho, a UFSM busca a inclusão social. É realizada um trabalho na área dos Direitos Humanos, voltado para a educação.

– Lançamos, pelo terceiro ano, o edital voltado para o fomento de ensino, pesquisa e extensão para bolsistas q se enquadrem nesses perfis. Além do trabalho desenvolvido nesses eixos, temos a inclusão deles em uma rede de trabalho, colaboração com professores, estudantes e técnicos administrativos. Osso propicia um acolhimento maior e um envolvimento nas ações que a universidade executa – explica Lisboa Filho.

Para mais informações sobre as ações do Observatório de Direitos Humanos, podem seguir nossa página do Facebook, Instagram e o nosso site.