Mês da Consciência Negra homenageará a patronesse deste ano, professora Giane Vargas

Anualmente, durante o mês de novembro, a UFSM realiza o Mês da Consciência Negra integrado com diversos coletivos, associações, grupos de estudo e comunidade acadêmica. Desde 2018, a Universidade homenageia um patrono ou patronesse neste mês em reconhecimento à sua trajetória junto à instituição, cidade e comunidade negra. Já tendo homenageado nomes de grande relevância como a Profª Drª Maria Rita Py Dutra, Prof Drª Sandra de Deus, Ator Flávio Bauraqui, este ano, a escolhida para a condecoração é a Prof. Drª Giane da Silva Vargas.

A Profª Giane é Professora Adjunta do Curso de História-Licenciatura da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Jaguarão, tendo sido Doutora em Comunicação pelo POSCOM da UFSM e Mestra em Patrimônio Cultural, também pela nossa instituição. Giane possui uma longa trajetória com o movimento negro de nossa cidade, sendo responsável pelo Projeto Museológico de criação e revitalização do Museu Treze de Maio de Santa Maria, o primeiro museu da cultura afro-brasileira do Estado do RS, atuando como Diretora Técnica no período de 2003-2012.

Giane também é professora convidada na UFSM, lecionando na Pós de estudos de Gênero, sendo uma referência para diversos alunos e alunas de nossa instituição que a escolhem como orientadora e banca. A homenagem se faz por conta dessa trajetória de prestígio e referência para a população negra, buscando dar reconhecimento a essa grande liderança que possui uma estreita ligação com nossa instituição.

Além da homenagem à Drª Giane, o evento também terá Apresentação Artística “Vozes Negras”, uma referência à música negra nos últimos tempos.

A cerimônia será no dia 05 de novembro, às 19 horas, pelo Youtube da Pró-Reitoria de Extensão.

Foto: Stefany do Amaral Fotografia