Ir para o conteúdo Observatório de Direitos Humanos Ir para o menu Observatório de Direitos Humanos Ir para a busca no site Observatório de Direitos Humanos Ir para o rodapé Observatório de Direitos Humanos
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Ações de enfrentamento a vulnerabilidade social são promovidas por projeto de extensão vinculado ao ODH



Coordenado pela professora Vânia Flores Costa, o projeto de extensão “Ações de enfrentamento a vulnerabilidade social: Trabalho e renda para mulheres da Vila Maringá” oportuniza o desenvolvimento de habilidades para fabricação artesanal e venda de produtos, além de disseminar conhecimentos práticos para aproveitamento de materiais alternativos (recicláveis).

Segundo Vânia, o primeiro contato com as 14 Mulheres da Vila Maringá e com as 3 Irmãs do Sagrado Coração de Maria ocorreu por meio de uma reunião no salão Paroquial, onde foi realizado um levantamento para entender as demandas e priorizar as ações naquele ano. Estavam presentes Irmãs, mulheres, alunos, bolsistas e a coordenadora. Ela relata que a recepção das mulheres foi excelente e que, mesmo com a pandemia, elas mantiveram a confecção dos panos de prato e a horta. 

Dentre as atividades realizadas, destacam-se oficinas de saúde mental, elaboração de currículo, oficinas de costura e a horta comunitária (alimentação e medicamentos). Essas, auxiliaram na preservação da saúde das mulheres durante a pandemia, em suas motivações para enfrentar as dificuldades encontradas nesse período, e, ainda, melhoria no design dos panos de pratos e produções futuras.

Confira alguns exemplos de artesanato:

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-414-1692

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes