Ir para o conteúdo Observatório de Direitos Humanos Ir para o menu Observatório de Direitos Humanos Ir para a busca no site Observatório de Direitos Humanos Ir para o rodapé Observatório de Direitos Humanos
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Lançamento do projeto “Afronteira: antirracista e diverso”



No dia 25 de julho, acontecerá o Lançamento do Projeto de Pesquisa e Extensão Universitária Binacional ” Afronteira: antirracista e diverso”,  promovido pela Universidade da República (Udelar) e Organizações Afro Mundiais (OMA) , do Uruguai e da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), no Brasil.

O projeto está em construção desde 2021, sendo promovido pelo Observatório sobre Racismo e Xenofobia, que é desenvolvido em conjunto pela OMA e o Serviço Central de Extensão e Atividades em Meio Ambiente. Assim, iniciou-se debates com equipes de diversas universidades do Brasil com inserção na fronteira Uruguai-Brasil,  tal como com os diferentes núcleos regionais de Udelar para que pudessem aderir ao projeto e se apropriar da proposta.

O objetivo principal é “Contribuir para a construção de um espaço de referência binacional de coordenação na fronteira Uruguai/Brasil que promova a geração de iniciativas e ferramentas para a proteção dos direitos humanos de comunidades afrodescendentes, indígenas e outras que sofrem com o racismo e discriminação étnico-racial, com vistas a melhorar suas condições de vida”.

O evento será realizado no Auditório da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) no campus sede de Santana do Livramento (Auditório – Rua Barão do Triunfo nº 1048). Será transmitido pelo Youtube da Universidade, disponível aqui

Programação:

9h30: Abertura

10h30: Apresentação do Projeto 

11h – 12:30h: Organizações Internacionais /Organizações Internacionais

14h- Legislação e políticas para promover a igualdade racial no Brasil e no Uruguai

16h-Encerramento

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-414-1889

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes