Ir para o conteúdo Observatório de Direitos Humanos Ir para o menu Observatório de Direitos Humanos Ir para a busca no site Observatório de Direitos Humanos Ir para o rodapé Observatório de Direitos Humanos
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Vem aí o Julho das Pretas: Mulheres Negras que marcaram a história!!



O dia 25 de julho, comemoramos o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra e o Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha. Neste ano, 2022, o município de Santa Maria também instituiu o Dia Municipal de Tereza de Benguela, líder quilombola do século XVIII.

A data é um marco importante para resgatarmos a participação das mulheres negras na construção de nossa sociedade. Pensar a trajetória de mulheres negras que marcaram a história nos ajuda a compreender a atuação política, intelectual dessas mulheres na resistência ao racismo, machismo e todas as formas de opressão.

Contamos com palestras sobre mulheres negras como Tereza de Benguela, Dandara, Lélia Gonzalez, Sueli Carneiro, Ivone Lara, Beatriz Nascimento. Na programação também teremos uma oficina de escrevivência: metodologia de escrita desenvolvida pela escritora Conceição Evaristo que se baseia nas experiências vividas de mulheres negras. Haverá certificado para os participantes.

O evento acontecerá nos dias 25 e 26 de julho no auditório Sérgio Pires, Prédio 17 da UFSM, a partir das 14h.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-414-1896

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes