Realizada segunda edição do Curso de Pensamentos Feministas em parceria com a Casa Verônica

O curso, que encerrou suas atividades no dia 07 de outubro, foi ofertado pela primeira vez na modalidade presencial

Fotografia tirada na terceira aula do curso, no dia 30 de setembro

Durante os meses de setembro e outubro, foi realizado o Curso de Extensão ‘’Pensamentos Feministas: para a divulgação, articulação e construção de uma Psicologia Social Feminista’’. Sob coordenação da docente de Psicologia Social da Universidade Federal de Santa Maria, Adriane Rubio Roso. As aulas foram realizadas na sala de apoio da Biblioteca do CCSH – UFSM e ministradas pelas doutorandas Mirela Sanfelice, Mariana Pfitscher e pelo doutorando Diogo Costa.

O curso, que encerrou sua segunda edição no dia 07 de outubro, foi oferecido pelo Núcleo de Pesquisa Ensino e Extensão em Psicologia Clínica Social – VIDAS, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSM.

As atividades aconteceram no formato híbrido, contando com encontros presenciais e tarefas onlines, que foram disponibilizadas na Plataforma do Google Classroom.

Ao comentar sobre as motivações que sucederam a criação dessa atividade, a docente Adriane explicou que seu núcleo de pesquisa trabalha com a temática feminista há muitos anos e que, durante o momento histórico da Pandemia da Covid-19 surgiu a ideia de realizar ações que pudessem trazer o assunto à tona. Desse modo, ainda no formato online e com o objetivo de fazer uma revisão histórica e uma diferenciação dos tipos de feminismo, emergiu a primeira edição do curso.

Dessa vez, em novo formato e em parceria com a Casa Verônica, o curso buscou transmitir conhecimentos científicos e experiências feministas. Durante as quatro semanas de aulas foram abordados temas como: Políticas de Igualdade de Gênero, Feminismos e Masculinidades, Educação para o Feminismo e a Potência do Protagonismo, e Alteridade – estabelecendo assim uma intersecção entre a Psicologia e o Feminismo.

O curso tem previsão de abrir novas edições se receber uma demanda significativa de estudantes com interesse, mas nada foi confirmado.

Para mais informações ou em caso de dúvidas, entrar em contato pelo Instagram: @vidas.psico ou pelo email: casaveronica.pre@ufsm

Texto e Fotografia: Vitória Sarturi, acadêmica de Jornalismo, bolsista da Casa Verônica