Cinegrafando a educação em contextos escolares emergentes

Coordenador: Valeska Maria Fortes de Oliveira

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário Social – GEPEIS – vem nos últimos vinte anos trabalhando com pesquisa, ensino e extensão na área de Formação de Professores, alicerçado no campo teórico do Imaginário Social de Cornelius Castoriadis. Participam deste grupo alunos colaboradores e bolsistas de iniciação científica da graduação, mestrandos, doutorandos e professores de escolas da rede municipal e estadual e de instituições de ensino superior. Este é um projeto que pretende construir relações e vivências de professores com o cinema. De um lado, o que se refere às suas histórias pessoais e profissionais e às formas pelas quais o cinema nelas se faz presente, buscando compreender as visões e concepções, os saberes e fazeres docentes acerca desta arte em suas vidas. De outro, interrogamos não somente a forma como o cinema se faz presente, ou as razões de sua ausência no trabalho docente no cotidiano da escola, mas cuidamos de conhecer os significados e sentimentos inscritos nos encontros dos docentes – suas práticas – com o cinema dentro e fora da escola. Essa ação extensionista objetiva consolidar, através da mediação do cinema como dispositivo de formação, as parcerias entre Universidades Federais, Estaduais e Privadas, Institutos Federais de Educação, ONGs, escolas das Redes Municipal e Estadual de ensino. A proposta de trabalho para este ano amplia as parcerias com a concepção de subprojetos institucionais, tendo como referência o projeto que ora apresentamos, chegando em regiões até então não atendidas pela formação em cinema e educação, na busca de um novo olhar das comunidades sobre os seus próprios espaços imaginados.

Para saber mais, acesse o link.