Aviso de Conectividade Saber Mais

Cinegrafando a educação – Experiências formativas em cinema: Onde a sétima arte chegou?

Coordenadora: Prof. Drª Valeska Maria Fortes de Oliveira.

Este é um projeto que pretende construir relações e vivências de professores com o cinema. De um lado, o que se refere às suas histórias pessoais e profissionais e às formas pelas quais o cinema nelas se faz presente, buscando compreender as visões e concepções, os saberes e fazeres docentes acerca desta arte em suas vidas. De outro, interrogamos não somente a forma como o cinema se faz presente, ou as razões de sua ausência no trabalho docente no cotidiano da escola, mas cuidamos de conhecer os significados e sentimentos inscritos nos encontros dos docentes – suas práticas – com o cinema dentro e fora da escola. Essa ação extensionista objetiva consolidar, através da mediação do cinema como dispositivo de formação, as parcerias entre Universidades Federais, Estaduais e Privadas, Institutos Federais de Educação, ONGs, escolas das Redes Municipal e Estadual de ensino. A proposta de trabalho para este ano amplia as parcerias com a concepção de subprojetos institucionais, tendo como referência o Programa que ora apresentamos, chegando em regiões até então não atendidas pela formação em cinema e educação. Novas parcerias que se abriram nestes anos de trabalho com o audiovisual foram a Escola Municipal Sérgio Lopes e a ONG Casa Círculo, instituições da cidade de Santa Maria, RS, envolvidas com Educação e Cultura que, neste edital, são protagonistas das interações formativas pretendidas.

Para acessar o projeto no Portal de Projetos da UFSM, clique aqui.