Prevenção e enfrentamento do consumo de drogas no município de Santa Maria

Coordenadora: Prof. Drª Kalinca Léia Becker

Bolsistas: Jeferson Delavusca Gonçalves, Josué Ricardo François Walhbrinck e Lorenzo Corrêa Barichello

O uso de drogas é um assunto de grande interesse público, tanto na área jurídica, pois gera um mercado consumidor para uma atividade ilícita, quanto na área de segurança, já que o consumo e a comercialização da droga desencadeiam uma série de eventos violentos, e também na área da saúde, devido ao consumo de drogas aumentar a probabilidade de ocorrência de doenças e poder desencadear distúrbios neurológicos. Essas situações trazem custos econômicos para a sociedade, pois aumentam a demanda pelo sistema de saúde e pela segurança pública e prejudicam a formação do capital humano, devido ao comprometimento cognitivo dos usuários e também às vítimas da violência gerada pelo consumo e pela comercialização da droga. Essa problema também integra a realidade social de Santa Maria. Conforme o Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN) até o primeiro semestre de 2017 o tráfico de entorpecentes era responsável por cerca de 28% de todas as prisões realizadas no estado gaúcho. Diante disso, este projeto de extensão procura contribuir com a discussão a respeito da prevenção e enfrentamento do consumo de drogas na cidade de Santa Maria, bem como de seus determinantes, buscando trazer resultados e ações que possam auxiliar na formulação de políticas públicas. Para isso, as ações serão organizadas em duas frentes, enfrentamento e prevenção. A ação de enfrentamento consiste em analisar as informações e características socioeconômicas das pessoas privadas de liberdade em Santa Maria pelo crime de tráfico de drogas, a fim de obter maior elucidação acerca de algumas variáveis que são determinantes dessa atividade criminosa no município. Além disso, serão realizadas as atividades de discussão abertas à comunidade, relacionadas aos impactos do tráfico e do consumo de drogas. As ações de prevenção consistem em atividades com os alunos do Ensino Médio em algumas escolas públicas de Santa Maria para a conscientização dos malefícios o uso de drogas, seguindo a metodologia proposta no Manual do Programa Saúde na Escola (PSE, 2015), que contém ações voltadas a prevenção do consumo de drogas. Assim, o projeto agrega atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, uma vez que serão realizadas atividades de análise dos dados do tráfico de drogas (pesquisa), com base na Teoria Econômica do Crime e ferramental estatístico, que são elementos integrantes do processo de formação do Economista (ensino) de modo a contribuir com a elaboração de políticas públicas para o enfrentamento do tráfico de drogas e prevenção do consumo entre os jovens (extensão).

Para acessar o projeto no Portal de Projetos da UFSM, clique aqui.