Engenheiros sem Fronteiras – Projeto Lares sem Frestas, Captação, Casa de Educação para Sustentabilidade (Sede), AMPLA e EDUCA

Coordenador: Prof. Dr. João Marcos Kanieski

O Engenheiros sem Fronteiras (EsF) é uma ONG internacional que busca promover a transformação social por meio da promoção de projetos de engenharia que ofereçam infraestrutura, saneamento, educação, serviços ambientais que incidam em problemas desta área. Há, atualmente, mais de 60 grupos nos mais diversos países do mundo. O Brasil conta com 35 núcleos, espalhados em 10 estados e somando quase 800 membros. A sede nacional dos ESF-Brasil localiza-se em Viçosa, Minas Gerais.

O núcleo de Santa Maria rompe as fronteiras da engenharia e inspira o protagonismo nas pessoas de Santa Maria para construir uma sociedade mais colaborativa e sustentável. Por meio de projetos como o Lares sem Frestas que visa melhorar o conforto térmico das residências proporcionando melhor qualidade de vida para os moradores, atendendo 20 famílias; Sede : Troca de conhecimento no espaço colaborativo permite reflexões, debates, empoderamento, práticas de bem estar, saúde e lazer, além de exibições artísticas e culturais; Educa : Empoderamento de crianças e adolescentes, fomentando a busca pelo ensino superior, além de desenvolver métodos de ensino que melhorem o desempenho e o interesse dos alunos em sala de aula, envolvendo cerca de 70 alunos; AMPLA : Incentiva o voluntariado, senso de comunidade, instiga as pessoas a desenvolverem senso crítico acerca da realidade em que estão inseridas, desenvolvendo ações com mais de 350 pessoas impactando diretamente a comunidade Dom Ivo, onde residem 1500 famílias.

Para acessar o projeto no Portal de Projetos da UFSM, clique aqui.