Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano

Redes Sociais

Início do conteúdo

Engenheiros Sem Fronteiras

 

O Engenheiros Sem Fronteiras é uma ONG mundial que colabora na construção de um mundo melhor, através de projetos de engenharia que empoderam comunidades e equipes de lideranças para solucionar os maiores desafios do mundo atual. No Brasil, eles contam com 61 núcleos em 17 estados, e contam com mais de 1500 voluntários.

O núcleo de Santa Maria foi criado em setembro de 2016, por alunos dos cursos de engenharia da UFSM, com orientação do professor João Kanieski. O núcleo segue o modelo já existente em outros países. A ONG é aberta para alunos de fora da UFSM, e além dos estudantes das engenharias, conta com participação de alunos do curso de Administração, tendo uma equipe composta de 27 membros.

O programa conta com cinco projetos, dentre eles o Lar Sem Frestas, que trabalha com revestimento de moradias utilizando caixas tetrapak, cobrindo frestas e dando melhor conforto térmico aos moradores. Mais sobre o LSF pode ser lido nessa notícia, publicada pela revista Arco. Outro projeto da ONG é o Educa, que trabalha com aulas de reforço escolar com atividades alternativas e dinâmicas para jovens, com intuito que desenvolvam maior interesse e motivação pelos estudos.

Além dos projetos, a ONG realiza ações e mutirões na cidade de Santa Maria. Em um ano e meio já foram realizados mais de 20 mutirões, desde revitalização da parte externa de uma escola à atividades com crianças e idosos.