Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano

Redes Sociais

Início do conteúdo

ONG Engenheiros Sem Fronteiras

Engineers Without Borders (no Brasil, Engenheiros Sem Fronteiras) é uma organização não governamental que surgiu na França, em meados dos anos 80, com o objetivo de prover as necessidades de comunidades e pessoas desfavorecidas através de projetos de engenharia. Hoje, estão presentes em 65 países, atuando em causas sociais, ambientais e educacionais. O Brasil possui núcleos em todas as regiões e mais de mil voluntários envolvidos diretamente. Em Santa Maria, a ONG atua a 2 anos, tendo sido criada por alunos vinculados a UFSM, caracterizando como projeto de extensão/ONG pela prefeitura. Atualmente, existem projetos de diversas áreas de conhecimento, fomentando o voluntariado e a diversidade, com o objetivo de tornar Santa Maria um lugar mais sensível, colaborativo e sustentável. O EsF-Núcleo Santa Maria tem sua sede localizada na UFSM. O núcleo apresenta 6 projetos: Lares sem Frestas – revestimento de moradias populares por meio do uso de caixas Tetra Pak-, EDUCA – aulas de reforço escolar, além de rodas de conversa sobre assuntos gerais-, ARCE-alternativas de redução de consumo energético-, Captação – captação de água provenientes de chuvas p/ uso geral -, Casa de Educação p/ Sustentabilidade (Sede) – espaço destinado a aplicação e estudos dos projetos -, e o evento social denominado AMPLA. A ONG não atinge uma comunidade fixa, cada projeto atua em uma área de Santa Maria, impactando inúmeras pessoas, sempre mapeando novas lugares, não deixando o vínculo que se cria com famílias ser esquecido. O núcleo conta com doações monetárias, materiais para manter seus projetos.

Contato:
Página: Engenheiros Sem Fronteiras – Núcleo Santa Maria
Instagram: @esf.santamaria
Email: santamaria@esf-brasil.org

Descrição dos projetos:

  • Lares sem Frestas – busca reduzir de forma sustentável os problemas causados pelas frestas em casas de madeira, utilizando caixas longa vida que seriam descartadas pela comunidade. Essas caixas são cortadas e limpas, possibilitando a aplicação nas paredes de madeira. Assim, problemas como mofo, frio e entrada de insetos nas casas são minimizados. Já foram 15 casas reparadas,113 pessoas passando menos frio e em torno de 4500 caixas de leite utilizadas.

  • AMPLA – evento de cunho social organizado anualmente que visa quebrar paradigmas da engenharia, debater empreendedorismo social, educação, novas formas de viver e de produzir um novo mundo (permacultura e bioconstrução), desenvolvimento humano (mindfulness e meditação) e empoderamento social.

  • ARCE (Alternativas de Redução de Consumo Energético) – é um projeto que tem a iniciativa de analisar, estudar e corrigir irregularidades encontradas em sistemas elétricos de um ambiente, além de desenvolver alternativas para a redução do consumo energético e conscientizar os colaboradores sobre o uso correto do mesmo. Neste semestre o projeto continuará a aplicação em uma escola infantil de Santa Maria.

  • Captação – o projeto da captação tem o objetivo de utilizar conhecimentos de engenharia para reaproveitamento da água da chuva, visando a economia, o não desperdício e o uso sustentável da água.

  • Casa de Educação para Sustentabilidade – visa reformular um espaço da UFSM para a utilizar como apoio acadêmico, e fomentar estudos científicos, práticas sustentáveis e relações humanas.

  • EDUCA – o projeto baseia-se em aulas de reforço escolar ministradas a jovens e crianças do bairro KM3. Além do debate sobre conhecimentos gerais, são proporcionadas aulas com diversas dinâmicas, e também passeios, para que assim conheçam diferentes lugares de Santa Maria. Acreditamos no poder da educação, e precisamos da sua motivação para que cada vez mais possamos transmitir conhecimentos e alcançar inúmeros jovens.