Grupo de Trabalho População de Rua

O Grupo de Trabalho é uma reunião de entidades que surgiu em maio de 2018 através do Projeto Saúde na Praça Para Pessoas em Situação de Rua, realizado nas tardes de sábado, na Praça Saldanha Marinho. O primeiro encontro do grupo ocorreu em maio de 2018, numa sexta feira, na Sala de Reuniões da Câmara de Vereadores de Santa Maria.

O grupo transformou-se em Grupo de Trabalho através da participação de uma psicóloga servidora da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) e após a sua saída, mantém o formato.

O objetivo do Grupo de Trabalho, apartidário, é discutir em Santa Maria politicas públicas intersetoriais para as Pessoas em Situação de Rua tendo por instrumento de discussão o Decreto 7053, de 22 de Dezembro de 2009, que cria a Política Nacional Para a População em Situação de Rua, e pressiona o chefe do executivo a convocar, por decreto de lei, um Comitê Municipal Intersetorial de Acompanhamento à Politica Pública para as Pessoas em Situação de Rua na cidade. Ainda estão na pauta de compromissos: ações de apoio ao trabalho das organizações sociais da sociedade civil ou religiosas que realizem ações continuas e semanais de apoio a estas pessoas. O GT é composto por representações que realizam ações de acolhimento a moradores de rua e catadores de Santa Maria, advogados, psicólogos, graduandos de universidades, universidades e professores universitários. Suas reuniões, realizadas semanalmente, às sextas feiras, das 17 às 19 horas, no Plenarinho da Câmara de Vereadores de Santa Maria são abertas a participação de qualquer cidadão que queira se voluntariar para a defesa destas pessoas.

Ações do Grupo:

1. Evento Roda de Conversa, realizado quinzenalmente, aos sábados, das 20 às 21:30, na Casa de Passagem, com palestrantes e convidados discutindo temas indicados pelos usuários em situação de rua da instituição;
2. Oficina de Capoeira, realizada ás quartas feiras, das 20 às 21:30, na Casa de Passagem;
3. Acompanhamento da População de Rua a inscrições do “Minha Casa, Minha Vida” e orientação para confecção da documentação;
4. Formação da Associação de Apoio ás Pessoas em Situação de Rua e Carrinheiros para organização, apresentação de projetos e defesa de direitos destes coletivos.

Ata da reunião

Projeto “Roda de Conversas na Casa de Passagem de Santa Maria”
O projeto é uma ação de acolhimento que leva aos usuários(as) em situação de rua da Casa de Passagem de Santa Maria um misto de entretenimento (estão previstas oficinas de capoeira, música, fanzine, Direito a ter direitos e cuidados em saúde ), debate através de palestras que abordam temas cotidianos vivenciados por quem mora ou sobrevive da e das ruas, e acesso a informações sobre informações (documentação, cursos, concursos, vagas de emprego, etc) sobre a cidade. Todos os encontros tem a participação da Pastora Liliany Trindade que extrai de maneira brilhante e inigualável  fragmentos das Escrituras Sagradas enriquecendo o tema debatido em cada encontro, promovendo o conforto espiritual dos(as)  participantes.