Ir para o conteúdo Observatório de Direitos Humanos Ir para o menu Observatório de Direitos Humanos Ir para a busca no site Observatório de Direitos Humanos Ir para o rodapé Observatório de Direitos Humanos
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

GTNegros/Povo de Clio –Juntos Somos Mais

Coordenadora: Prof.Drª. Maria Clara Mocellin

As ações propostas pelo Projeto GT Negros: Juntos Somos Mais contarão com oficinas anuais em Escolas de Samba/Bloco Xis do Toco; 16 sessões de estudos anuais; evento Novembro Negro anual; Mesa Redonda sobre Religiosidades Afro-Brasileiras; participação anual na FEICOOP; eventos com a temática de gênero, como Marielle Franco em andamento na UFSM e em ambito regional.

Espera-se que o Projeto mobilize 2.500 pessoas, o que será evidenciado pelos comprovantes de presenças e/ou certificados de participação emitidos, fotografias e publicização nos meios sociais. As ações metodológicas adotadas serão leituras, fichamentos, sessões de estudo sistemáticas, análises e debates de textos de autores previamente indicados; debates sobre filmes e documentários; oficinas itinerantes. Os eventos propostos serão encontros, seminários, mesas redondas; pesquisas com utilização do método etnográfico e narrativas (auto)biográficas, além de pesquisas bibliográficas.

O evento Novembro Negro, que marca a Semana da Consciência Negra constará de Seminário sobre a temática Étnico-Racial; mesas redondas sobre religiosidade afro-brasileira e palestras. O empoderamento de quilombolas será trabalhado agregando ao Projeto Regionalidades do Sul, Protagonismo Biográfico e Narrativas de Vida no Universo Acadêmico, com o acréscimo de no mínimo cinco narrativas autobiográficas e cinco banners.

O empoderamento da comunidade e da mulher negra será trabalhado a partir da divulgação de narrativas que enfoquem o protagonismo da ancestralidade negra, no decorrer das reuniões do GT Negros, com apresentação oral das narrativas, no decorrer do Novembro Negro. Durante a FEICOOP serão oferecidas oficinas a membros do Movimento Negro e integrantes de grupos de Economia Solidária participantes da Feira.

Para acessar o projeto no Portal de Projetos da UFSM, clique aqui.