Ir para o conteúdo Observatório de Direitos Humanos Ir para o menu Observatório de Direitos Humanos Ir para a busca no site Observatório de Direitos Humanos Ir para o rodapé Observatório de Direitos Humanos
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Igualdade de Gênero

A Comissão Institucional de Políticas de Igualdade de Gênero da Universidade Federal de Santa Maria foi designada pela Portaria Nº. 85.895 de 22 de setembro de 2017

A CIG, retomou as atividades dia 02/03/2018 e segue se encontrando semanalmente, às sextas-feiras, 14 horas, na sala de reuniões da Pró-Reitoria de Extensão.

O grupo que compõe a comissão iniciou as atividades de articulação e sensibilização para a política ainda em 2017, realizando, com apoio da PRE e do ODH, o evento “Igualdade de Gênero na Universidade: Implicações para o Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão”, dia 10/03/17 no Auditório do prédio 67. Após este evento, que contou com a colaboração de convidadas externas e teve a intenção de iniciar as discussões sobre o tema na instituição, ocorreram a pedido do público, mais dois encontros. Um deles realizado no CCSH,dia 04 de abril de 2017, 14h, na sala 4228 do prédio 74C, para formação de um grupo de trabalho para a construção da política de gênero da UFSM.

Esse grupo organizou a atividade “Igualdade de Gênero na Universidade: políticas públicas para as mulheres”, em 25/04/17, no espaço Multiuso, com intuito de levantar as demandas específicas das mulheres da UFSM.  A relação de demandas desse encontro serviu de base para as discussões da comissão. Desde então, o grupo que compõe a comissão passou a se encontrar para pensar na melhor forma de conduzir a construção da política de forma democrática e participativa.

(Encontro no dia 23 de outubro, na JAI)(Apresentação no I Fórum de Direitos Humanos da UFSM)

De 23 de outubro à 26 de novembro de 2018, a CIG realizou encontros nos campi da UFSM para apresentar o documento da Política de Igualdade de Gênero e discuti-lo com servidores e servidoras, de forma a coletar contribuições dos mesmos, realizando assim o objetivo de construir o documento final de forma conjunta. Por fim, no dia 06 de dezembro, a Comissão apresentou o documento no I Fórum de Direitos Humanos, onde mais uma vez se mostrou aberta à contribuições e discussões acerca do documento.

Atividades

Considerando que o mês de março marca a luta das mulheres contra opressões vividas em escala mundial, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (PRE), juntamente com: o NEMGeP (Núcleo de Estudos Mulheres, Gênero e Políticas Públicas, o Grupo Elas (Grupo de Estudos e Pesquisas Feministas, o Núcleo Hegemônicas (Grupo de Estudos em Gênero, Políticas Sociais e Movimentos Sociais), o FMSM (Fórum de

mulheres de Santa Maria), o Grupo de Pesquisa/estudo em Saúde, Minorias Sociais e Comunicação, Grupo Integrado de Enfrentamento às Violências, o Núcleo de Vigilância Epidemiológica do HUSM, a Equipe de Matriciamento em Violência Sexual do HUSM, convida para uma roda de conversa sobre “Igualdade de Gênero na Universidade: Implicações para o Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão” com as participação da profª.Dra. Ethel Maciel (vice-reitora da UFES) e da profª. Dra. Ana Colling (historiadora).

Local: Auditório da Multiweb (prédio 67)
Horário de início: 8:30h 
Incrições: online a partir do dia 02/03/17 – Link: https://portal.ufsm.br/concursos/inscricao/opcoes.html?edicao=3263