Ir para o conteúdo Observatório de Direitos Humanos Ir para o menu Observatório de Direitos Humanos Ir para a busca no site Observatório de Direitos Humanos Ir para o rodapé Observatório de Direitos Humanos
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI)

Projetos aprovados em 2022:

Coordenadora: Angela Maria Souza de Lima

O projeto Rede Aiyó visa promover o fortalecimento de uma rede de mulheres de origem periférica. Através do fomento e estímulo da produção de moda, alicerçada na cosmovisão africana sobre o entendimento da influência da cultura Afro-Brasileira. 

Em conexão com a preservação do meio ambiente, a moda justa, inclusiva e sustentável diante disso, as ações visam dialogar. Diante disso, as ações visam dialogar diretamente com as demandas e necessidades de combate ao racismo e a todas formas de intolerâncias. Por meio da valorização dos conhecimentos tradicionais. Garantia dos direitos culturais da população negra como via para a transformação e promoção da justiça e equidade racial.

Em articulação com o NEABI entendemos a importância de construir um espaço efetivo dentro da Universidade Federal de Santa Maria. Para que possamos construir conhecimento, desenvolver estudo, trabalhos, sistematizam experiências e intercambiam técnicas e saberes, com base em metodologias participativas e dialógicas, produzindo novas tecnologias sociais para o avanço, consolidação e promoção dos princípios de cidadania e inclusão social.