Oficinas de Teatro para pessoas com e sem deficiência física

Coordenadora: Prof.Drª Marcia Berselli

O projeto de extensão propõe o desenvolvimento de oficinas de teatro para grupo misto, formado por pessoas com e sem deficiência física, com e sem experiência prévia no campo das Artes Cênicas. Através de experimentos de criação cênica, aliados a reflexões sobre processos de criação colaborativa, buscar-se-á desenvolver propostas nas quais o jogo, a improvisação e a horizontalidade de hierarquias estejam presentes. Entre as ações propostas pelo projeto estão o desenvolvimento de oficina de teatro para grupo misto, formado por no máximo 25 pessoas com e sem deficiência física, resultando em um acontecimento cênico a ser compartilhado com público externo e a produção de material teórico a partir das práticas desenvolvidas, promovendo a visibilidade das metodologias e procedimentos desenvolvidos. O material teórico será distribuído em aproximadamente 30 escolas da rede pública de ensino de Santa Maria. O projeto também visa a inserção de acadêmicos dos cursos do Departamento de Artes Cênicas em contextos de grupos mistos, capacitando aproximadamente 08 estudantes para o desenvolvimento de práticas acessíveis, além de expandir a atuação da universidade no oferecimento de práticas artísticas para pessoas com deficiência.

Sendo assim, o Projeto busca a realização de atividades cênicas para integrantes da comunidade, com foco no público misto, formado por pessoas com e sem deficiência. Além do espaço artístico e cultural, as ações propõem também a ampliação dos debates sobre acessibilidade através da divulgação das propostas desenvolvidas. É importante ter em vista que o teatro, e as práticas da cena de modo geral, são um importante elemento para a compreensão das estruturas sociais e participação dos agentes na sociedade. Para tanto, são os encontros entre as pessoas, os momentos de contato e colaboração que serão valorizados, destacando que as identidades e papeis sociais são forjados no contato com o outro. Busca-se ampliar a acessibilidade em espaços de criação artística, contribuindo para o estabelecimento de ambientes efetivamente acessíveis, estimulando a participação das pessoas com deficiência em diferentes espaços institucionais. As práticas de criação artística que fundamentam o projeto estão centradas na perspectiva da valorização dos repertórios dos colaboradores, buscando encontrar na diferença e distinção pistas para uma sociedade efetivamente inclusiva.