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Leitura, ação: Dramatização

Coordenadora: prof. Dra. Jane Schumacher

Bolsistas: Alicia de Oliveira Gonçalves, Jéssica Pereira Righi e Viviane Maciel de Almeida

O presente proposta parte da afirmação de Bonin (1998, p. 58) de que “o ser humano é também um animal, mas um animal que difere dos outros por ser cultural”. Com este princípio, entendemos que o desenvolvimento humano é resultado da interação entre o individual e o cultural, portanto, neste contexto o adolescente em conflito com a lei, deve ser compreendido como um indivíduo histórico-social que, segundo o mesmo autor, “é também um ser biológico, se constitui através da rede de inter-relações sociais. (BONIN, 1998, p. 59). Nesse sentido, a problemática do adolescente autor de ato infracional deve ser situada no contexto histórico-social no qual se desenvolve para ser compreendida. Esses jovens muitas vezes enfrentam situações de vulnerabilidade social e violência, o que resulta na invisibilidade social desses jovens e envolvimento com o crime. Portanto a oficina: Leitura, ação: Dramatização parte da compreensão de que o ato de Ler é antes de tudo um ato social ,haja vista que todo texto só se completa na interação com o leitor. Propomos, com esta oficina, repensar a prática da leitura no ambiente do Centro de Atendimento Socioeducativo de Santa Maria/RS, cujo o sentido é perceber sua contribuição para a formação de leitores críticos, fomentando por meio das oficinas, a formação pelo gosto literário utilizando-nos da leitura dramatizada como técnica de ensino, por acreditarmos que a leitura dramatizada pode despertar maior interesse nos jovens, por seu caráter dinâmico e de aproximação entre leitor e texto, uma vez que é o leitor quem dá voz e “verdade” ao texto, apostamos na formação de leitores críticos, capazes de ler com profundidade, relacionando o texto ao seu contexto e à realidade.

Para acessar o projeto no Portal de Projetos da UFSM, clique aqui.