Aviso de Conectividade Saber Mais

Projetos do Eixo População em Privação de Liberdade

No ano de 2021, 01 projeto da UFSM foi contemplado com o recurso do Observatório de Direitos Humanos da UFSM no eixo População em Privação de Liberdade. Para saber mais sobre os projetos, acesse:

COORDENADOR: PROF.DR. MARCIO ROSSATO BADKE

O Centro de Atendimento Socioeducativo –Regional de Santa Maria tem capacidade para 390 adolescentes e destina-se à internação de adolescentes com origem na região sob a jurisdição do Juizado Regional da Infância e da Juventude de Santa Maria. Diante do exposto, o projeto pretende:
– orientar cerca de 300 participantes (adolescentes e funcionário do Centro de Atendimento Socioeducativo).
-instrumentalizar os participantes para o cuidado de si e de seus familiares, sendo multiplicadores deste conhecimento.

As atividades envolverão os adolescentes e funcionário do Centro de Atendimento Socioe-ducativo, assim como profissionais de outras áreas do conhecimento. Toda participação contará com o logo da UFSM, dos alunos e docentes envolvidos desta instituição, mostrando a atuação da UFSM enquanto instituição de Ensino, Pesquisa e Extensão.
Como o Centro de Atendimento Socioeducativo – Regional de Santa Maria, possui uma horta de plantas, o presente projeto prevê a reposição das plantas e manutenção destas, bem como a realização de atividades educativas sobre a importância do cuidado a saúde por meio das plantas medicinais aos adolescentes e demais interessados do Centro de Atendimento Socioeducativo.

Para acessar o Projeto no Portal de Projetos da UFSM, clique aqui.

Coordenadora: Graziela Escandiel de Lima

O Projeto surge da atuação continuada nos eventos denominados INSPIRA realizados mediante parceria da UFSM com a Polícia Federal e a SUSEPE, nos anos de 2016 a 2018. A realização dos EVENTOS em 2019 prevê a participação de mulheres presas no Presídio Regional de Santa Maria/RS com seus filhos, crianças de 02 a 14 anos. Prevê-se organizar espaços e tempos de socialização, brincadeiras e interações mãe–criança (adolescente) em 3 EVENTOS que acontecerão na Sede da Polícia Federal (Maio e Outubro) e no Presídio Regional (Dezembro) de Santa Maria/RS. O Evento marca valiosa contribuição formativa aos alunos envolvidos e contribui para que a Extensão Universitária, realizada na UFSM tenha destaque na sua participação com sujeitos privados da vida familiar pela situação o encarceramento das mães.

Para saber mais sobre o projeto, clique aqui.