Ir para o conteúdo Observatório de Direitos Humanos Ir para o menu Observatório de Direitos Humanos Ir para a busca no site Observatório de Direitos Humanos Ir para o rodapé Observatório de Direitos Humanos
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projetos do Eixo Pessoa Idosa

Projetos 2023:

No ano de 2023, dois projetos da UFSM foram contemplados com o recurso do Observatório de Direitos Humanos da UFSM no eixo Pessoa Idosa:

Coordenadora: Celia Helena de Pelegrini Della Méa

O GIC é um grupo interdisciplinar de convivência (GIC) entre sujeitos com e sem afasia (distúrbio de fala ocasionado por lesão cerebral), interessados em compartilhar suas experiências, manifestando as múltiplas semioses envolvidas nas variadas formas de expressão no processo interativo (oral e escrito). Nesse intuito, promovem-se reuniões semanais, com duração de duas horas e trinta minutos, a fim de, por meio da promoção de ações com situações reais de interações diversas, proporcionar acompanhamento interdisciplinar aos sujeitos com afasia (usuários do Serviço de Atendimento Fonoaudiológico). As ações no GIC, além de privilegiarem o uso da linguagem verbal e não verbal e o desenvolvimento dos demais processos cognitivos, por meio de atividades articuladas pela ótica de vários campos do conhecimento, como jogos, leituras diversas, filmes, trocas de receitas culinárias, produção textual, etc, buscando a reorganização da linguagem, promovem a interação social e cultural dos participantes com a reinserção desses sujeitos na cultura e na sociedade em geral. 

Coordenadora: Jaqueline Schneider Lemes 

A extensão universitária é uma interação dialógica entre universidade e sociedade, constituindo-se em um espaço de aprendizageme integracáo come o meio social. O projeto visa executar atividades equoterápicas voltadas ao desenvolvimento das capacidades nas áreas educativa e biopsicossocial, envolvendo docentes e discentes da UFSM, discentes e a equipe multiprofissional da APAE de Paimeira das Missões. As sessões de equoterapia ocorrerão semanalmente, no periodo de junho a dezembro de 2023, com a recepção dos praticantes e da equipe multprofissional da APAE de Paimeira das Missões no Setor de Equideocultura da UFSM Os discentes da UFSM, bolsistas ou voluntários do projeto, seráo responsáveis pela aimentaçao e manejo diário dos animais, bem como pela condução do cavalo terapeuta durante as sessões O animal atua como um espelho, onde sâo projetadas as dificuldades, progressos e vitórias para o praticante. Além disso, propicia novas vivências e estimulos aqueles que apresentam limitaçÖes nas atividades fisicas e motoras Levando o praticante a experimentar sentimentos deliberdade, independència e capacidade. Sentimentos importantes para aquisicão da auto-confianca, realizacãoe auto-estima, Desse modo, espera se atingir, através da prática equoterápica, a indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensåo, bem Como a aprend1zagem coletiva de todos os envolvidos, transformando a comunidade em que vivem. 

Projetos 2021:

No ano de 2021, um projeto da UFSM foi contemplado com o recurso do Observatório de Direitos Humanos da UFSM no eixo Pessoa Idosa:

Projetos 2019 e 2020:

Para saber mais sobre o projeto de 2019 e 2020, acesse:

Coordenador: Prof. Dr. Marco Aurelio de Figueiredo Acosta

ACAMPAVIDA é uma ação de Extensão destinada à população idosa, envolvendo vários cursos da Ufsm e outras IES, durante dois dias. Essa ação tem o objetivo de proporcionar uma oportunidade de convivência aos idosos permitindo experienciar várias manifestações do conhecimento humano. O evento ACAMPAVIDA leva aos idosos o conhecimento que circula no meio acadêmico, através da interação de professores e alunos com os idosos. Esse acesso possibilita diferentes formas de estar no mundo, além de ampliar o repertório de assuntos dos idosos, possibilitando maior interlocução intergeracional. Espera-se que esses atores sociais mais esclarecidos construam melhores interações sociais, reconhecendo a educação não formal das capacitações, como espaço de defesa e promoção dos direitos da pessoa idosa.

Para acessar o projeto no Portal de Projetos da UFSM, clique aqui.