Ir para o conteúdo Observatório de Direitos Humanos Ir para o menu Observatório de Direitos Humanos Ir para a busca no site Observatório de Direitos Humanos Ir para o rodapé Observatório de Direitos Humanos
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Sobre

O Observatório de Direitos Humanos (ODH) da UFSM, tem o propósito de ampliar o debate sobre o tema e estimular a participação de docentes, estudantes, técnicos administrativos e comunidade em geral em ações e reflexões em Direitos Humanos.

Seu principal objetivo é o de promover a cidadania e a cultura de Direitos Humanos tendo como aspectos básicos a universalidade, a interdependência e a indivisibilidade dos direitos, através da apropriação do conhecimento, da formação acadêmica, da pesquisa, da extensão, da intervenção e da articulação junto às políticas públicas, movimentos sociais e sociedade civil organizada.

Seu gerenciamento é feito de forma conjunta entre a Coordenadoria de Ações Educacionais, por meio de seu Observatório de Inclusão e de seu Núcleo de Ações Afirmativas Sociais, Étnico-Raciais e Indígenas, e a Pró-Reitoria de Extensão, através de seu projeto estratégico “Direitos Humanos e Justiça”.
Os conteúdos basilares são provenientes de trabalhos de Grupos de Pesquisa e de Movimentos Sociais e pautam agendas de grupos sociais minoritários, educação das relações étnico-raciais, refugiados, gênero, orientação sexual e interculturalidade.

Para fins de consulta e registro histórico de sua luta e atuação os conteúdos do Observatório de Ações Afirmativas para Acesso e Permanência nas Universidades Públicas da América do Sul também estarão disponíveis no ODH.