Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Sobre a Conecta.UFSM

O que é a plataforma Conecta.UFSM?

A Plataforma Conecta.UFSM é um instrumento criado e mantido pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria. A ação visa a fortalecer o papel social da instituição, atuando em demandas pontuais apresentadas por coletivos e pessoas individuais, integrando a comunidade acadêmica e externa em prol do desenvolvimento regional sustentável.

A iniciativa atende ao desafio 3 (inclusão social) e 6 (desenvolvimento local, regional e nacional) do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFSM. Além disso, a proposta também se vincula aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11 (cidades e comunidades sustentáveis), ODS 16 (paz, justiça e instituições eficazes), e ODS 17 (parcerias e meios de implementação da Agenda 2030).

Aliada ao Fórum Regional Permanente de Extensão, realizado semestralmente pela PRE nos campi da UFSM, a Plataforma também serve de mecanismo de identificação de demandas nos territórios de atuação da instituição.

Quem são os responsáveis pela ação?

A manutenção e o desenvolvimento da Plataforma Conecta.UFSM é de responsabilidade da Pró-Reitoria de Extensão (PRE). Especificamente, o encargo pelo desenvolvimento da ação é da Subdivisão de Divulgação e Eventos (SDE) e do Gabinete do Pró-Reitor. Ademais, o projeto conta com o apoio e o suporte da equipe de Comunicação da UFSM e dos centros da Universidade.

O desenvolvimento das ações de extensão, após serem aceitas pelos coordenadores, é de responsabilidade dos representantes institucionais desses projetos, com apoio da PRE.

Como é o fluxo de trabalho da Conecta.UFSM?

O trabalho da plataforma é dividido em duas etapas, uma externa que envolve o demandante e a UFSM; e outra interna de articulação entre agentes da Instituição.

Após a apresentação da demanda por parte da sociedade, os dados serão analisados e encaminhados aos setores responsáveis por intermédio da Pró-Reitoria de Extensão. A seleção dos coordenadores e dos setores aos quais serão encaminhados os pedidos é realizada pelo Gabinete do Pró-Reitor e pela Subdivisão de Divulgação e Eventos. Recebida a resposta do coordenador, a UFSM entrará em contato com o demandante para apresentar o resultado da avaliação. 

Quais são os territórios considerados prioritários?

Na lista a seguir, você pode saber quais são os territórios considerados prioritários. A divisão temática foi realizada de acordo com a presença física da UFSM e com os projetos estratégicos da Instituição.

Santa Maria

São Sepé

Itaara

São Martinho da Serra

São Pedro do Sul

Dilermando de Aguiar

Formigueiro 

Cachoeira do Sul

Rio Pardo

Novos Cabrais

Rio Pardo

Santa Cruz do Sul

Pantâno Grande

 

 Agudo

Dona Francisca

Faxinal do Soturno

Ivorá

Nova Palma

Pinhal Grande

Restinga Seca

São João do Polêsine

Silveira Martins

Caçapava do Sul

Frederico Westphalen

Seberi

Taquaruçu do Sul

Ametista do Sul

Caiçara

Irati

Vicente Dutra

Palmeira das Missões

Chapada

Novo Barreiro

São José das Missões

São Pedro das Missões

Boa Vista das Missões

Jaboticaba

Lajeado do Bugre

Cerro Grande

Sagrada Família

Novo Xingu

Constantina

Liberato Salzano

Engenho Velho

Três Palmeiras

Ronda Alta

Rondinha

Sarandi

Sobre

A Pró-Reitoria de Extensão (PRE) tem como competências:

I – coordenar, supervisionar, dirigir, promover e divulgar ações de extensão da UFSM;

II – dar conhecimento no âmbito acadêmico sobre conceitos, características e campo de atuação da extensão universitária;

III – articular e participar da construção da política de extensão da Universidade, em conjunto com a Câmara de Extensão, constituída pelos representantes das Unidades de Ensino;

IV – supervisionar a política de extensão da Universidade, previamente aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão;

V – apoiar as ações extensionistas de intercâmbio científico e cultural com instituições congêneres, nacionais e internacionais;

VI – propor a regulamentação institucional das ações de extensão;

VIII – elaborar seu plano anual de atividades e a parte que lhe competir no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade;

IX – articular a execução de projetos concebidos a partir de demandas locais/regionais;

X – desenvolver projetos estruturados de forma a proporcionar o desenvolvimento econômico, tecnológico, social, artístico, cultural, linguístico e turístico da região da quarta colônia; e

XI – promover a realização de eventos que difundam os conhecimentos e as tecnologias geradas nas áreas institucional, educacional, tecnológica, artística, cultural, social, industrial e comercial.

Secretaria PRE

Nome

Cargo

Álisson Trevisan

Assistente em Administração

Prédio da Reitoria UFSM, 9º andar, sala 945. Cidade Universitária UFSM. Santa Maria (RS).

Telefone: 55 3220 8219 | 55 3220 8366

E-mail: extensao@ufsm.br

 

Atendimento: segunda a sexta, das 08h às 17h (apenas em atendimento remoto durante a pandemia)

Links Úteis
Gabinete do Pró-Reitor
Apoio Orçamentário
Divulgação e Eventos
Articulação e Fomento à Extensão
Cultura e Arte
Desenvolvimento Regional e Cidadania
Orquestra Sinfônica de Santa Maria
Planetário
Museu Gama D'Eça
Câmara de Extensão
Centro de Convenções
Projetos Estratégicos
Equipe PRE