Ir para o conteúdo PROGEP Ir para o menu PROGEP Ir para a busca no site PROGEP Ir para o rodapé PROGEP

Inscrições abertas para palestra sobre o ensino e a aprendizagem na perspectiva da programação neurolinguística (PNL)

O Núcleo de Educação e Desenvolvimento da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas informa que estão abertas as inscrições para a palestra “O ensino e a aprendizagem na perspectiva da programação neurolinguística (PNL)”, que será realizada no Campus de Santa Maria.

O evento será realizado no dia 11/09/2019 (quarta-feira), das 9h30min às 11h30min, na Sala A17 do Colégio Politécnico.

O palestrante será o servidor Beno Joel Poll,  doutor em Epistemologia e Historia de la Ciencia, pela Universidad Nacional de Tres de Febrero.

A palestra compreenderá uma exposição temática iniciando com uma contextualização sobre a epistemologia do conhecimento humano, concepções epistemológicas, história da investigação científica, estrutura do paradigma kuhniano (correlacionado ao ensino e à aprendizagem), estrutura cérebro/mente, cérebro trino e níveis mentais. Apresentação da definição e da origem da programação neurolinguística (PNL), codificadores (modeladores), modelados, programação (estrutura) psíquica segundo a PNL, realidade externa/realidade interna subjetiva/comportamentos/resultados, reprogramação neurolinguística, intervenção no estado emocional, intervenção na fisiologia, modificação dos comportamentos e resultados. Discussão sobre a PNL no ensino (e aprendizagem), identificação da modalidade sensitiva preferencial do aluno, aplicação de técnicas de reprogramação mental positiva (submodalidades) e acompanhamento de comportamentos e resultados na aprendizagem. Por fim, exposição sobre a definição colegiada de uma estrutura paradigmática de ensino, sua concepção e práticas epistemológicas e metodológicas.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do link: https://portal.ufsm.br/capacitacao, utilizando para tanto as informações de SIAPE e senha comuns ao SIE e demais portais.

Esta palestra integra o III Ciclo de Palestras sobre Docência na Universidade, promovido pelo Núcleo de Educação e Desenvolvimento (NED) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) em parceria com o Colégio Politécnico.

Mais informações poderão ser obtidas pelo e-mail nedufsm@gmail.com ou telefone (55)3220-8063.