Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano
Início do conteúdo

Coordenadoria de Ingresso, Mobilidade e Desenvolvimento (CIMDE)

Coordenadoria de Ingresso, Mobilidade e Desenvolvimento (CIMDE) é responsável pelas atividades de ingresso, lotação e movimentação de pessoal; proposição e estabelecimento de estratégias que visem a qualificação e o aperfeiçoamento dos servidores técnico-administrativos e docentes, bem como na área de avaliação de desempenho dos servidores técnico-administrativos. É o órgão onde ocorre o primeiro contato do servidor com a UFSM, momento em que se torna parte do Quadro de Servidores Efetivos.

Constitui-se dos seguintes núcleos: 

Núcleo de Avaliação e Movimentação Funcional (NUMOV)

Núcleo de Educação e Desenvolvimento (NED)

Núcleo de Ingresso (NING)

O Núcleo de Avaliação e Movimentação Funcional (NUMOV) é responsável por coordenar, acompanhar e aprimorar o processo de Avaliação de Desempenho dos servidores Técnico-administrativos em Educação, de acordo com as diretrizes propostas pelo Plano de Carreira, e pela análise dos registros funcionais para fins de concessão da Progressão por Mérito destes servidores.

Além disso, o Núcleo tem a responsabilidade de acolher, informar e orientar os servidores ingressantes na Instituição.

Outra atividade desempenhada pelo NUMOV é o acompanhamento do Estágio Probatório dos servidores.

Ainda, cabe ao Núcleo a análise das Remoções, ou seja, do deslocamento de servidores de uma unidade para outra dentro da própria instituição, assim como os encaminhamentos necessários às solicitações de Redistribuição para a UFSM ou para outra Instituição de Ensino.

O Núcleo de Educação e Desenvolvimento (NED), que integra a Coordenadoria de Ingresso, Mobilidade e Desenvolvimento (CIMDE) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), criado em 1996, é responsável, dentre outras atribuições, pelo planejamento, execução, acompanhamento e avaliação das ações de capacitação e desenvolvimento dos servidores da UFSM. Além dos cursos e eventos, o NED promove ou apoia ações de reconhecimento e valorização dos servidores e é responsável pela análise e emissão de portarias de progressão por capacitação e de incentivo à qualificação dos servidores técnico-administrativos em educação. Também realiza a análise e concessão de afastamentos e licença capacitação dos servidores docentes e técnico-administrativos em educação.

O Núcleo de Ingresso (NING) é responsável por gerir os procedimentos de ingresso dos novos servidores efetivos da UFSM, bem como contratados temporários, de acordo com a Lei n. 8.745/1993.

Além disso, cabe ao Núcleo dar encaminhamento aos processos de prestação de serviços voluntários e cadastro no Programa Especial para Participação em Atividade de Ensino, Pesquisa e Extensão por docentes de outras Instituições de Ensino Superior, bolsistas Recém-Doutores e Recém-Mestres e alunos de Pós-Graduação stricto sensu em docência orientada.

Também é responsável pela nomeação e convocação dos aprovados em concursos públicos para cargos Técnico-Administrativos em Educação, além da publicação do acompanhamento do preenchimento de vagas.