Coordenadoria de Saúde e Qualidade de Vida do Servidor (CQVS)

A Coordenadoria de Saúde e Qualidade de Vida do Servidor (CQVS) tem como competência a implementação de programas e benefícios de atenção à saúde e bem-estar físico, social e mental, e também de segurança no trabalho e saúde ocupacional aos servidores, visando a busca de uma melhor qualidade de vida do servidor.

Constitui-se dos seguintes núcleos: Núcleo de Promoção de Saúde do Trabalho (NPSat) e Núcleo de Segurança no Trabalho (Nsat).

Atendimento: 7h00 às 19h00
 E-mail: cqvs@ufsm.br
 Telefone: (55) 3220 8134
 Endereço: Unidade de Atenção à Saúde Ocupacional do Servidor da UFSM – Prédio 48C

• O Núcleo de promoção à saúde do trabalho tem por objetivo estruturar ações de promoção à saúde para os servidores da UFSM. Estas demandas podem ser realizadas através de atendimentos junto aos setores do núcleo, e na forma de programas a projetos.

O Núcleo atualmente é composto por 21 servidores, divido em três setores: Odontologia, Psicossocial, Serviço de Emergência Universitário e dois projetos: Espaço Alternativo e De Corpo e Alma, ambos com enfoques em exercícios físicos, socialização, integração, extensão universitária e qualidade de vida para os servidores. Além destes, o núcleo destaca-se pela atuação em diferentes programas que são idealizados e coordenados pela equipe já mencionada. Cabe destacar algumas ações desenvolvidas pelo NPSAT: Programa de Preparação para aposentadoria- PPA, chamado “Transformar o hoje”, o qual é constituído de um Seminário e um curso que visam à preparação para aposentadoria abordando os seguintes eixos: aspectos psicológicos, socioculturais e de cidadania, saúde e administração financeira. Além disso, também faz parte do programa, o Encontro de Aposentados chamado de Revivência; Curso de Promoção à Saúde do Servidor, Conversando no Trabalho, Cinema e Trabalho, CQVS Com Você, Ações em Saúde (Aferição de pressão Arterial Sistêmica, Vacinação – campanhas específicas), Orientação e acompanhamento a servidores e gestores (equipe psicossocial), Programa Lidere – Capacitação de Gestores.

• Telefone: 3220-8826
  • E-mail: npsat@ufsm.br

O Núcleo de Segurança no Trabalho desenvolve as seguintes atividades: levantamento de riscos nos ambientes de trabalho (físicos, químicos, biológicos, ergonômicos, mecânicos/acidentes) objetivando a elaboração de Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA; caracterização de postos de trabalho e atividades insalubres e/ou periculosos, através de Laudos Técnicos Periciais e concessão de adicionais ocupacionais com elaboração de portarias de localização; medições técnicas e inspeções de segurança nas instalações da toda a UFSM; elaboração de Perfil Profissiográfico Previdenciário – PPP, Laudos Técnicos de Condições Ambientais de Trabalho – LTCAT e pareceres médico-periciais para enquadramento em Atividade Especial; treinamentos relativos a Segurança do Trabalho, como uso de Equipamentos de Proteção (individual e coletiva), riscos ambientais, proteção contra incêndio, sinalização de segurança, dentre outros; desenvolvimento do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO, com a identificação de todos os exames médicos-ocupacionais ao quais todos os trabalhadores devem se submeter periodicamente, e controle e execução dos exames médicos periódicos para todos os servidores públicos federais (Decreto nº 6.856/2009), como parte das iniciativas para o acompanhamento da saúde dos servidores; registro e investigação de acidentes de trabalho; avaliações médico-ocupacionais de servidores, com caracterização ou não de nexo causal/técnico de acidentes em serviço, doenças do trabalho e doenças ocupacionais, além da realização dos exames admissionais dos novos servidores e de outros órgãos públicos federais.

Telefone: 3220-8134 ou ramal 2497

e-mail: nsatufsm@gmail.com