Ir para o conteúdo PROGEP Ir para o menu PROGEP Ir para a busca no site PROGEP Ir para o rodapé PROGEP
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Espaço Alternativo

Descrição

O projeto abrange servidores docentes e técnicos administrativos em educação da UFSM. Sua proposta centra-se no regaste do diálogo, da interação, promovendo integração com os participantes de diferentes unidades e centros de ensino da universidade. Além de destinar-se à promoção de saúde e qualidade de vida no trabalho, oferece atividades e ações multidisciplinares, trabalhando transversalmente com os servidores por meio de oficinas e práticas diversas. Construindo uma cultura de valorização da saúde, estimulando uma melhor qualidade de vida, incidindo diretamente no ambiente organizacional.

Institucionalmente o projeto embasa suas ações no Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, junto ao desafio “5”, Modernização e desenvolvimento organizacional, que objetiva desenvolver a cultura organizacional, contribuindo para a valorização do servidor como um ser integral, vislumbrando um servidor saudável e com qualidade de vida no trabalho. Em uma esfera mais ampla, o projeto está alinhado com o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor SIASS, cujo objetivo é coordenar e integrar ações e programas nas áreas de assistência à saúde, perícia oficial, promoção, prevenção e acompanhamento da saúde dos servidores da administração federal direta, autárquica e fundacional, de acordo com a política de atenção à saúde e segurança do trabalho do servidor público federal, estabelecida pelo Governo.

Especialmente no item III, que se refere ao porque da criação do SIASS, explica-se:  “promoção, prevenção e acompanhamento da saúde: ações com o objetivo de intervir no processo de adoecimento do servidor, tanto no aspecto individual quanto nas relações coletivas no ambiente de trabalho”. (Decreto 6.833/2009).

A Portaria Normativa 03/2013, institui as diretrizes gerais de promoção da saúde do servidor público federal, que visam orientar os órgãos e entidades do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal – SIPEC, abordando claramente a atuação das Coordenadorias de Saúde e Qualidade de Vida do Servidor. Frente a legislação, justifica-se a atuação e ações desenvolvidas pelo Núcleo de Promoção à Saúde do trabalho o qual está inserido o Projeto Espaço Alternativo.

https://www.facebook.com/qualidadedevidaufsm/

 

Breve descrição da oficina de Pilates Breve descrição da Oficina de Jardinagem
Breve resumo da oficina de Fotografia. Breve resumo da Oficina de Dança de Salão

 

 

Público Alvo
Servidores da UFSM: TAES, Docentes e Aposentados OBS: Não é necessário inscrição prévia para as atividades.
Contato