Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano
Início do conteúdo

Espaço Alternativo

Descrição

O projeto abrange servidores docentes e técnicos administrativos em educação da UFSM. Sua proposta centra-se no regaste do diálogo, da interação, promovendo integração com os participantes de diferentes unidades e centros de ensino da universidade. Além de destinar-se à promoção de saúde e qualidade de vida no trabalho, oferece atividades e ações multidisciplinares, trabalhando transversalmente com os servidores por meio de oficinas e práticas diversas. Construindo uma cultura de valorização da saúde, estimulando uma melhor qualidade de vida, incidindo diretamente no ambiente organizacional.

Institucionalmente o projeto embasa suas ações no Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, junto ao desafio “5”, Modernização e desenvolvimento organizacional, que objetiva desenvolver a cultura organizacional, contribuindo para a valorização do servidor como um ser integral, vislumbrando um servidor saudável e com qualidade de vida no trabalho. Em uma esfera mais ampla, o projeto está alinhado com o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor SIASS, cujo objetivo é coordenar e integrar ações e programas nas áreas de assistência à saúde, perícia oficial, promoção, prevenção e acompanhamento da saúde dos servidores da administração federal direta, autárquica e fundacional, de acordo com a política de atenção à saúde e segurança do trabalho do servidor público federal, estabelecida pelo Governo.

Especialmente no item III, que se refere ao porque da criação do SIASS, explica-se:  “promoção, prevenção e acompanhamento da saúde: ações com o objetivo de intervir no processo de adoecimento do servidor, tanto no aspecto individual quanto nas relações coletivas no ambiente de trabalho”. (Decreto 6.833/2009).

A Portaria Normativa 03/2013, institui as diretrizes gerais de promoção da saúde do servidor público federal, que visam orientar os órgãos e entidades do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal – SIPEC, abordando claramente a atuação das Coordenadorias de Saúde e Qualidade de Vida do Servidor. Frente a legislação, justifica-se a atuação e ações desenvolvidas pelo Núcleo de Promoção à Saúde do trabalho o qual está inserido o Projeto Espaço Alternativo.

https://www.facebook.com/qualidadedevidaufsm/

 

Breve descrição da oficina de PilatesBreve descrição da Oficina de Jardinagem
Breve resumo da oficina de Fotografia.Breve resumo da Oficina de Dança de Salão

 

 


Contato