Ir para o conteúdo PROGRAD Ir para o menu PROGRAD Ir para a busca no site PROGRAD Ir para o rodapé PROGRAD
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Palestra com Wrana Panizzi abre Capacitação em Planejamento Acadêmico



As Pró-Reitorias de Graduação e de Gestão de Pessoas promoveram, na última terça-feira (10/11), a palestra “Reflexões críticas sobre planejamento acadêmico nas instituições federais de ensino superior”, com a professora Wrana Maria Panizzi, ex-reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A atividade ocorreu no Auditório da Química (Prédio 18) e contou com um público de mais de 100 pessoas.

A palestra marcou o início da Capacitação em Planejamento Acadêmico, iniciativa da Coordenadoria de Planejamento Acadêmico (Copa/Prograd), em parceria com o Núcleo de Educação e Desenvolvimento (NED/CIMDE/Progep), que é destinado aos coordenadores e secretários de Cursos de Graduação da UFSM. O objetivo é disseminar informações importantes para o planejamento acadêmico na Instituição. O curso abordará temas relacionados à área administrativa e estratégica, buscando contribuir para a rotina destes profissionais e para o aprimoramento da dinâmica organizacional.

Participaram da abertura do curso o reitor em exercício, professor Paulo Bayard Dias, a pró-reitora de Graduação, professora Martha Adaime, a pró-reitora de Gestão de Pessoas, administradora Neiva Cantarelli, e o coordenador da Coordenadoria de Planejamento Acadêmico da Prograd, professor Jerônimo Tybusch.
Após a palestra, os coordenadores e secretários presentes participaram do primeiro encontro presencial da Capacitação em Planejamento Acadêmico, momento em que o Professor Jerônimo Tybusch apresentou a estrutura do curso e a equipe de instrutores e tutores.

A capacitação totalizará 42 horas/aula e será realizada no período de 10 de novembro a 20 de dezembro, na modalidade semipresencial. O conteúdo será dividido em seis módulos, disponibilizados no ambiente virtual de ensino-aprendizagem Moodle: Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), Núcleo de Apoio à Aprendizagem na Educação (Ânima), Núcleo de Acessibilidade, Centro de Processamento de Dados (CPD), Departamento de Registro e Controle Acadêmico (Derca), Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), Departamento de Arquivo Geral (DAG) e Biblioteca Central. Além da palestra de abertura e do encontro presencial inicial, está previsto um encontro presencial e palestra de encerramento do curso no dia 18 de dezembro.

Os instrutores/tutores responsáveis pela capacitação são: Alexandre Schlöttgen e João Juliano Monteblanco Castro (NTE); Jerônimo Tybusch e Paulo Hermes Ilha Xavier (Prograd); Sílvia Maria de Oliveira Pavão e Bruna Pereira Alves Fiorin (Ânima/ Núcleo de Acessibilidade); Carlos Roberto Gressler e Irineu Lüdtke Jr. (CPD); Alexandre Javorsky e Gloria Conceição (Derca); Mariana Baldissera e Patrícia Nunes Pezzini (Progep); Rosilaine Zoch Bello (DAG); Marinez Moral Montana e Débora Floriano Dimussio (Biblioteca Central). 

Outras informações são obtidas com o Núcleo de Educação e Desenvolvimento, pelo ramal 8063.

Fonte: www.ufsm.br, com informações do NED/Progep


Publicações Recentes