Ir para o conteúdo PROGRAD Ir para o menu PROGRAD Ir para a busca no site PROGRAD Ir para o rodapé PROGRAD
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Calendário 2016 estará disponível até o dia 30



 

No dia 11 de dezembro de 2015, na 875ª Sessão do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão, foi aprovado o Calendário Acadêmico de 2016, tendo como relator do processo o professor Daniel Allasia. O documento foi produzido colaborativamente entre as unidades e órgãos da administração central como Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP), Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DERCA), Secretaria de Assuntos Internacionais (SAI), Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), Comissão Permanente de Vestibular (COPERVES), entre outros.

As reuniões de construção do calendário acadêmico ocorreram no mês de outubro e novembro e foram conduzidas pela Coordenadoria de Planejamento Acadêmico da PROGRAD, sob a coordenação do professor Jerônimo Tybusch. A organização do Calendário Acadêmico de 2016 mantém a mesma estrutura diferenciada de 2015, apresentando layout com cores, estrutura com indicação da data, público-alvo e detalhes sobre a atividade acadêmica.

No ano de 2016, irá acrescentar, ao final de cada semestre e ao final do Calendário Geral, mini-calendários com a síntese dos dias letivos e não-letivos. Outra novidade no Calendário de 2016 foi o trabalho articulado com os campi da UFSM no sentido de construir um calendário único que pudesse contemplar, além de graduação e pós-graduação nas modalidades presencial e a distância, a realidades peculiaridades de feriados e dias não-letivos de todos os campi.

Nesse sentido, o Calendário Acadêmico 2016 foi organizado de forma a contemplar todos os feriados e dias não-letivos e suspensão das atividades administrativas em continuidade de feriados (segundas e sextas-feiras onde os feriados estão previstos para terças e quintas-feiras). Também foram incluídas no calendário as modificações necessárias relativas à matrícula e confirmação de vaga em face da dinâmica do Sistema de Seleção Unificada (SISU), bem como modificações referentes a novas resoluções, como a Resolução do Regime Especial de Avaliação (que substitui a antiga resolução 005).

No primeiro semestre as aulas iniciarão no dia 7 de março e terminarão no dia 12 de julho. Já no segundo semestre, iniciarão no dia 8 de agosto e encerrarão no dia 16 de dezembro. Está disponível na página uma versão prévia do Calendário Acadêmico 2016, ainda sem o layout colorido. O documento estará concluído e disponível na página, em sua versão definitiva, até o dia 30 de dezembro de 2015.

Com informações do professor Jerônimo Siqueira Tybusch, coordenador de Planejamento Acadêmico (PROGRAD/UFSM)

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-342-4190

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes