Ir para o conteúdo PROGRAD Ir para o menu PROGRAD Ir para a busca no site PROGRAD Ir para o rodapé PROGRAD

​Projeto Volver realizou premiação do concurso de crônicas na Feira do Livro

Premiação ocorreu na sexta-feira

O projeto Volver, da UFSM, realizou na última sexta-feira (6) a cerimônia de premiação do 7º Concurso de Crônicas na Feira do Livro de Santa Maria.

Nessa edição, o tema foi “Você sempre tem algo a contar”, que além de resgatar trajetórias de ex-alunos e formandos que viveram bons momentos na UFSM, também leva aos demais as experiências de estudar na Universidade.

O concurso contou com três categorias: egressos, formandos e aposentados. Na categoria egressos, a crônica “O moçambicano”, escrita por Ruben Boelter, conquistou o primeiro lugar, seguido de “O meu pequeno grande pé de ipê-amarelo”, de Valdir Minuzzi, e em terceiro lugar, “Teatrinho”, de Athos da Cunha. A categoria teve uma menção honrosa para a crônica “Centros do meu universo”, de João Pedro do Amaral.

A categoria aposentados premiou em primeiro lugar a crônica “Minha primeira viagem de trem!”, de José Muller. O segundo lugar foi para “Nós e a universidade”, escrita por Carlos Brandão. Houve uma menção honrosa para “Saudades”, de Nara dos Santos.

A categoria formandos teve como ganhador Lucas Vincentini, com a crônica “Eu, 201211933”.

A professora coordenadora do Volver, Elisângela Mortari, agradeceu, em seu discurso de encerramento, aos participantes, aos apoiadores e à comissão julgadora. Ressaltou a importância de as pessoas escreverem suas memórias, por ser um hábito que diminui cada vez mais com as atuais tecnologias, e que o concurso de crônicas traz o desafio de relembrar e escrever sobre o tempo vivido na UFSM, que é uma instituição tão importante e transformadora para muitos.

O Volver é um projeto de extensão do Programa de Educação Tutorial Comunicação Social (PETCom) realizado por acadêmicos de Relações Públicas e Publicidade e Propaganda, que visa ao relacionamento com os egressos da UFSM.

A 7ª edição do concurso de crônicas contou com o apoio da CNA Idiomas, Editora UFSM, Fundação Eny, Livraria Athena e Nação Verde.

Texto e foto: Gabriela Pagel, acadêmica de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias