Entrega de refeições beneficia alunos e servidores com mobilidade reduzida

Alimentos são distribuídos diariamente

O Núcleo de Acessibilidade, o Restaurante Universitário e o Núcleo de Transporte da UFSM deram início recentemente ao serviço de entrega de almoços para pessoas com deficiência no campus central da UFSM.

Com o objetivo de melhor atender os estudantes e servidores do campus central, o sistema de entregas, que é gratuito, facilita a vida de estudantes e servidores cuja deficiência impede-os de deslocarem-se com autonomia e segurança até os restaurantes da instituição, garantindo sua permanência na instituição.

Desde 2007, o Núcleo de Acessibilidade tem criado novas políticas que permitem a facilitação e o encaminhamento de demandas que visam dar conta do contingente de alunos e servidores com necessidades especiais. Diante disto, a atual coordenadora do núcleo, Silvia Pavão, salienta a importância deste novo sistema.

“O objetivo é dar suporte aos deficientes que realmente não tenham condições de se deslocar de um ponto do campus até o Restaurante Universitário. Em casos como o de cadeirantes que acabam tendo a sua mobilidade reduzida em dias de chuva, por exemplo”, destaca Silvia.

O sistema de entregas, portanto, não tem como finalidade atender a todas as necessidades de estudantes e servidores da universidade, mas priorizar os problemas específicos de cada usuário, a fim de solucionar as questões pendentes referentes à mobilidade pública.

No entanto, Silvia deixa claro que, atualmente, na UFSM, nem todas as pessoas com alguma deficiência dependem diretamente dessa política pública. Boa parte delas tem acesso aos restaurantes do campus sem grandes dificuldades.

As entregas, iniciadas em 18 de abril, já vêm trazendo alguns resultados importantes, apesar de o projeto ainda estar no estágio inicial.

Segundo Arlete Vieira, responsável pelo encaminhamento das refeições do RU 2 até o Núcleo de Transportes, nas primeiras semanas, uma média de cinco pessoas solicitou o serviço de entrega de refeições, mas a tendência é de aumento. Ela caracteriza este início de entregas como um “programa piloto”, e espera que, com o tempo, mais pessoas possam usufruir das entregas oferecidas pela universidade.

“Fui poucas vezes almoçar no RU”

A iniciativa vem ao encontro da política da UFSM de procurar adaptar os seus espaços públicos às necessidades gerais da comunidade acadêmica. E com os avanços nos projetos de acessibilidade, os usuários do sistema de entregas já sentem o impacto do serviço.

O deficiente visual Cristian Sehnem, assistente de administração do Núcleo de Acessibilidade e um dos beneficiários da rede de entregas, mostrou-se contente com os resultados iniciais. Ele destaca a importância da conscientização de todos os membros da instituição em relação ao espaço público e ao respeito mútuo, principalmente no que diz respeito ao cotidiano universitário e à convivência entre os alunos e servidores com necessidades especiais e o fluxo de automóveis.

“É preciso respeitar a autonomia e dependência de cada pessoa, mas sem deixar de oferecer a segurança ideal para o servidor e o aluno”, enfatiza Cristian.

A também deficiente visual Fernanda Taschetto, assistente em administração do Centro de Educação (CE), lembra que, antes das entregas de almoço no campus, a ida ao Restaurante Universitário era uma questão difícil de resolver. “Faz 10 ou 11 anos que trabalho na UFSM, mas fui poucas vezes almoçar no RU”, relata. Agora, com a rede de entregas, ela afirma que sua rotina no campus ficou mais acessível, e acredita que a medida irá beneficiar muitas pessoas no decorrer dos próximos anos.

Como solicitar o serviço

O estudante ou servidor interessado deve solicitar a entrega pelo formulário, pela página do Núcleo de Acessibilidade, poderá usufruir dos benefícios.

Aprovado o cadastro, o estudante ou servidor deverá fazer a encomenda do almoço, até as 10h, pelo telefone 3220-9643, com Arlete ou Fabiana. E neste momento informará seu nome, o local de entrega e o número da matrícula ou Siape para a baixa do valor da refeição. Feito o cadastramento, as encomendas serão entregues a partir das 11h30min, no local solicitado pelo beneficiário.

Texto e foto: Luis Fernando Filho, acadêmico de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias